Fanzine
O Fruto do Espírito: Amabilidade

Coluna Momentos
com pastor Rui Mendes Faria
Em meio à enxurrada de informações que encontramos na internet, algumas nos fazem parar, respirar fundo e soltar um sorriso diante da tela do celular. São aquelas histórias de bons exemplos que deveriam ser a regra e acabam se tornando a exceção, como as de pessoas que encontram enormes quantias e as devolvem aos donos, ou aquelas que encontram uma conta caída na rua e pagam para que quem perdeu não fique prejudicado.
Em nosso dia a dia, por vezes, presenciamos cenas que nos aquecem o coração: um jovem ajudando uma idosa a atravessar a rua; um cliente que tirando o carrinho deixado por outro no estacionamento do supermercado e o colocando no lugar; uma pessoa distraindo uma criança que chora enquanto um dos pais está em uma longa fila de espera; aquele que completa o dinheiro da passagem para que o desconhecido possa embarcar no ônibus.
Muitos de nós conhecemos a seguinte história: um homem andando por uma estrada é assaltado e é gravemente ferido, seus pertences são levados e ele é deixado semimorto à beira do caminho. Seus conterrâneos, ao avistarem-no caído, passavam de longe e seguiam normalmente para seus destinos. Um outro homem, de uma região historicamente rival, passou perto e teve compaixão, fez os primeiros socorros, colocou-o sobre seu animal e o levou a uma hospedaria para que fosse cuidado. Pagou adiantado e deixou avisado que, caso fosse preciso gastar mais, na volta ele acertaria a diferença. Essa foi uma parábola contada por Jesus e registrada no evangelho de Lucas, capítulo 10, do verso 25 ao 37.
O que essas histórias têm em comum? Em todas elas, os atos praticados beneficiaram outras pessoas sem que os autores das ações esperassem algo em troca, aliás, muitos dos que receberam não tinham condições de retribuir. Temos aqui a ilustração da amabilidade, que é a parte, ou o “gomo”, do fruto do Espírito sobre a qual refletiremos hoje.
Definindo a amabilidade
Segundo o Dicionário, amabilidade, também chamada de benignidade em algumas traduções da Bíblia, é a “qualidade ou característica de quem é amável, delicado ou gentil; afabilidade, delicadeza, gentileza”.
De acordo com o apóstolo Paulo em Gálatas 5.22, a amabilidade é uma característica que deve ser visível naqueles que foram salvos, em cujas vidas o Espírito Santo habita e atua, removendo as ervas daninhas do pecado e plantando a boa semente da nova vida em Cristo Jesus. Assim como na agricultura, o resultado é um fruto recheado de coisas boas.
Do mesmo modo como os outros “gomos” do fruto, a amabilidade não é apenas um conceito ou um sentimento, ela se materializa, envolve ação. Podemos definir sua essência com a chamada Regra de Ouro, citada por Jesus em Mateus 7.12: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles”.
Pratique a amabilidade e seja abençoado por Deus!


