Fanzine

Por que viver na superficialidade?

Coluna Momentos

com pastor Rui Mendes Faria

Na atualidade, as pessoas refletem muito pouco sobre aquilo que se deve viver e o resultado disso é uma vida superficial.

Quando entendemos o conceito de superficialidade, conseguimos enxergar se somos reais ou se vivemos uma vida ilusória. Pessoas superficiais são aquelas que se preocupam demais com a aparência, seja com a própria ou com a dos outros. Os superficiais ignoram o verdadeiro conteúdo das pessoas, são fúteis. Fútil, no dicionário é aquele "que é desprovido de interesse, de valor, de importância; frívolo, leviano".

O Apóstolo Paulo, escrevendo aos Efésios 4:17, diz: “Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos”.

Em outros momentos, a Bíblia Sagrada utiliza a palavra vaidade para descrever a ideia de futilidade ‘coisas inúteis’. Quase sempre essa ideia é empregada num sentido negativo, a vaidade também é associada as coisas sem importância que tentam roubar o lugar das coisas que realmente importam. Por esse motivo, quero te incentivar a deixar a superficialidade e passar a viver a realidade de Deus para você.

"Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade…" Filipenses 2:03

Costumamos associar vaidade a excessos cometidos apenas na aparência, mas, na Bíblia, as ‘coisas vãs’ têm um significado muito maior: estão associadas a inutilidades em diversos sentidos, como no apego excessivo ao ócio, dinheiro, trabalho, fama, ideologias, esportes, compras, sucesso, relacionamentos etc. Esses são alguns dos muitos exemplos que o livro de Provérbios nos dá sobre coisas vãs.

“Vaidade de vaidades, diz o Pregador. Vaidade de vaidades! Tudo é vaidade." Eclesiastes 1:2

Os olhos são o portal de entrada de muitas coisas em nossas vidas. Por eles entram coisas boas e más. Cabe a nós sermos seletivos, buscando "ver" o que é importante e rejeitar tudo que não é.

Jesus diz, que “se os nossos olhos forem bons, todo nosso ser será iluminado, mas se forem maus, encheremos nossas vidas de escuridão” (Lucas 11:34). As coisas inúteis podem estar disfarçadas de coisas boas da vida.

Muitas dos nossos interesses diários têm o seu lado "bom". Mas, se estão tomando o lugar e a vez de coisas melhores e mais importantes, são inutilidades. Mais cedo ou mais tarde, isso nos fará perder um tempo precioso da vida, gerar procrastinação e colocar a família em segundo plano.

Não viva superficialmente se pode cultivar hábitos de uma vida com significado. 

COMPARTILHE NAS REDES