Dunga Santos

Dunga Santos

radialista, jornalista, presidente da Rádio Valinhos FM – 105,9 e um eterno saudosista

Conteúdo relacionado - Autor - Texto Principal

Praça Washington Luís

Que gostoso poder lembrar um pouco desta Praça Washington Luís que já está comemorando 50 anos e que a partir das obras iniciadas na 2ª gestão do prefeito Jerônimo Alves Corrêa, teve a mesma concluída e inaugurada em 1967 quando estava à frente da Prefeitura de Valinhos o saudoso prefeito Vicente José Marchiori.
Para mim que residi por muitos anos na Rua Modesta Polli Martins, no Bairro Castelo e estudei no Alves Aranha da Rua 7 de setembro e depois Ginásio Estadual de Valinhos – hoje Cyro de Barros na Rua Campos Salles (ao lado do Café Caconde)- a Praça sempre foi caminho obrigatório e por isso tenho motivos de sobra para lembrar de muitos momentos agradáveis.
Lembro-me, por exemplo, que a Praça foi ponto de inicio de muitos namoros, além de servir de local para os antigos funcionários da Gessy Lever (hoje Unilever), de ela fazerem seu merecido descanso no tempo que tinham a hora de almoço que separava a 1ª da 2ª jornada de trabalho, ou enquanto aguardavam a hora de iniciar suas funções (conhecidos turnos).
A Praça W. Luís foi inaugurada no ano em que eu e Lourdinha nos casamos. Moramos inicialmente na Rua 7, em um apartamento localizado acima das tradicionais Casas Tordin. A Praça foi durante muitos anos o ponto que nós íamos para passear. Com nascimento dos nossos filhos, passávamos lá horas e horas vendo a Fonte Luminosa, uma grande atração com musica e cores para aquela época, além é claro, de saborear muita pipoca, cachorro quente, etc. Recordo-me também que as crianças gastavam suas energias nos brinquedos dos Parquinhos da Praça.
Foi em 1969, que eu tive a responsabilidade delegada peloprefeito Vicente José Marchiori de assumir a presidência da 1ª Festa do Figo realizada pela Municipalidade, pois o crescimento daquela Festa iniciada pelo Monsenhor Bruno Nardini em torno da Matriz São Sebastião crescia muito a cada ano e precisava de maior espaço/estrutura para abrigar seus inúmeros barracões: vendas e exposições de frutas, exposição industrial, áreas de alimentação, local para shows, etc. Quero ressaltar o cuidado que o prefeito Vicente teve, determinando que estivéssemos ao lado dos membros da Comissão Organizadora, para que todas as pessoas e famílias tradicionais que até então trabalharam nos diversos serviços da Festa continuassem colaborando diretamente para o brilhantismo da Festa.
Aos que se lembram deste momento, vão recordar que a Exposição Comercial e Industrial foi montada no terreno onde hoje existem as atividades do Centro Cultural da 3ª Idade Roque Palácio (antigo Clube Gessy Lever) e os diversos barracões com demais atrações distribuídos nas ruas que circundam a Praça e até no terreno grande onde hoje está a Caixa Econômica Federal.
Acreditem, para mim, minha família e muitos valinhenses a Praça Washington Luís foi e será sempre motivo de relembrar muitos eventos.