Valinhos entrou em estado de atenção por baixa umidade do ar

Valinhos entrou em estado de atenção por baixa umidade do ar

Na última terça-feira, 17, a cidade de Valinhos entrou em estado de atenção para a baixa umidade relativa do ar.  Com mais de 30 dias sem chuva, a situação é preocupante, já que o tempo seco favorece o surgimento de doenças respiratórias. 
O estado de atenção é decretado quando o índice fica entre 21 e 30 %, e foi o que aconteceu em nosso município durante essa semana, Valinhos registrou 26,8%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o recomendado é de 30%.
Na região essa situação já atinge pelo menos quatro cidades: Santa Bárbara d’Oeste, Hortolândia, Artur Nogueira e Americana. Em estado mais grave, está a cidade de Campinas, que durante essa semana entrou em alerta, ou seja, a umidade foi registrada abaixo de 20%, com 17,1 %.
A atenção deve ser voltada para os cuidados necessários, durante essa época. O tempo seco ocasiona o ressecamento da pele, das vias aéreas e olhos, contudo é comum neste período o surgimento de doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma.
Em algumas regiões do país o inverno coincide com o período mais seco do ano, e sabendo que nosso corpo é composto, 70 % de água, é nessa época que o cuidado coma hidratação deve aumentar. Por isso, veja as orientações da OMS:

Aumente a hidratação, ingerindo maus água, suco natural e água de coco
Faça refeições leves com muitas frutas e legumes
Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia (11h às 15h)
A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade. Use hidratantes para ajudar
Soro fisiológico ajuda na hidratação as vias áreas. Pingue algumas gotas nos olhos e no nariz caso sinta necessidade 

 

Da Redação