Palestra alerta para a prevenção do câncer de estômago e pulmão

Palestra alerta para a prevenção do câncer de estômago e pulmão

A Prefeitura de Valinhos promoverá no próximo dia 15 uma palestra gratuita sobre prevenção ao câncer de estômago e de pulmão, a partir das 9h, no Centro Cultural e Artístico da Terceira Idade Roque Palácio. A palestra será ministrada pelo médico da rede municipal de Saúde Braz Eugênio Carlos Franceschini e é parte da Semana Municipal de Prevenção ao Câncer de Estômago (2ª Semana de Agosto), criada pela Lei nº 5.345 de 19/10/16, e do Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/8).

Segundo o especialista, o cigarro é o principal fator de risco para o câncer e o principal agente causador de morte no mundo, tanto das doenças cardiovasculares, como está associado ao câncer de pulmão, de laringe, boca, esôfago e estômago.

“Também os alimentos constituem um fator de risco: carnes vermelhas estão muito associadas ao risco de câncer de intestino; já carnes salgadas ou defumadas e os embutidos têm substâncias que aumentam o risco de câncer de estômago”, explicou o médico.

O especialista destacou que para prevenção do câncer e outras doenças é necessário ter uma alimentação saudável, não fumar, não consumir álcool em excesso, reduzir o peso e praticar uma atividade física regular.

A atividade é uma realização conjunta entre a Secretaria da Saúde, por meio do Departamento de Programas e Projetos em Saúde, e da Secretaria de Assistência Social, através da Seção de Apoio à População Idosa.

O Centro Cultural e Artístico da Terceira Idade Roque Palácio fica na Rua Campos Sales, 49, no Centro.

Tabagismo

Para os fumantes que desejam parar de fumar, a Secretaria da Saúde desenvolve o Programa de Controle ao Tabagismo, por meio de atendimento de equipe multiprofissional. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3781- 6289 no CREAPS (Centro de Referência em Atendimento Psicossocial) ou 3869-3880 no Departamento de Programas e Projetos em Saúde. 

 

Da redação