Enfermeiros de Valinhos são capacitados para teste rápido

Enfermeiros de Valinhos são capacitados para teste rápido

Enfermeiros e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Valinhos participaram de um curso de capacitação para aplicação de testes rápidos de diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites B e C. O curso, de 12 horas, aconteceu nos dias 6, 8, 12 e 14 deste mês, para sete enfermeiros e 10 técnicos de enfermagem da rede municipal de saúde.

Após está a capacitação, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município passarão a realizar os testes rápidos. O objetivo é promover o acesso ao teste para ampliar o número de pessoas com conhecimento de suas condições sorológicas. "A universalização do teste permitirá vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico", disse a diretora da Vigilância Epidemiológica de Valinhos, Claudia Maria dos Santos.

Segundo a direto, o diagnóstico e tratamento é parte essencial do enfrentamento da epidemia de aids no Estado. No caso do HIV, a testagem é a porta de entrada na cadeia de cuidado contínuo de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral do HIV.

"No caso da sífilis e hepatites virais, a testagem oportuniza o diagnóstico e tratamento dessas doenças muitas vezes silenciosas", disse Claudia. Os interessados podem se informar sobre os testes na unidade de saúde que atende a região onde mora. 

 

Da redação