Dia D em Valinhos vacina 510 crianças contra pólio e sarampo

Dia D em Valinhos vacina 510 crianças contra pólio e sarampo

Imagem da Internet

Na Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e o Sarampo aberta no sábado (4) foram aplicadas em Valinhos 510 doses das vacinas. O número corresponde a uma cobertura de 10,02% do público-alvo, estimado em 5.086 crianças na faixa etária entre 1 ano a menores de 5 anos. O objetivo do Ministério da Saúde é imunizar até o final da campanha 95% da população-alvo.

Após este primeiro “Dia D” de divulgação e mobilização no sábado (4), a vacinação prossegue até o dia 31 nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h. Todas as crianças nesta faixa etária devem ser levadas para vacinar, mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente.

A diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Claudia Maria dos Santos, disse que a chuva e o frio atrapalharam o “Dia D”. “É importante que todas as crianças sejam vacinadas, para evitar a reintrodução de doenças já erradicadas, como o sarampo e a poliomielite. A vacinação é fundamental para a prevenção e salva vidas”, disse.

A moradora da Vila Santana Mara Jacome levou a filha Mary Beatriz de 2 anos para vacinar na terça-feira (7) na UBS do bairro. “Minha filha está com todas as vacinas em dia. As vacinas são importantes, pois evitam várias doenças”, disse.

Francieli Cruz, que reside na Vila Moleta, também levou a filha Lorena de 1 ano para vacinar na UBS no mesmo dia. “É importante vacinar para evitar as doenças”, disse.

Um novo “Dia D” será promovido no próximo dia 18 (sábado), das 8h às 17h, nas UBSs do Jardim Paraíso, Bom Retiro, São Marcos e Vila Santana.

Vacina

O esquema vacinal para poliomielite é composto por três doses administradas aos 2, 4 e 6 meses, sendo necessários dois reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Já a imunização contra o sarampo é feita por meio da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba. O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com reforço aos 15 meses.

Vacina de Rotina

Paralelamente à Campanha, nos procedimentos de rotina, as 13 Unidades Básicas de Saúde continuarão aplicando a vacina contra o sarampo em adultos que nasceram a partir de 1960 e ainda não tomaram ou estão em dúvida se já tomaram a vacina tríplice viral.

 

Da redacão