Saúde

Dia D da Campanha de Multivacinação é neste sábado

Público alvo são crianças e adolescentes de 9 a 14 anos de idade

Da Redação

Crianças e adolescentes com vacinas em atraso terão a oportunidade de regularizar a situação na Campanha de Multivacinação, iniciada na última segunda-feira, 11, nas 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. No sábado, 16, é o Dia D de mobilização e divulgação nacional. A atividade será realizada na UBS da Vila Santana, das 8h às 17h.

A iniciativa é do Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias de Saúde dos municípios. A campanha é para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. “Esta estratégia busca melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis”, disse o secretário da Saúde, Nilton Tordin.

O atual calendário de vacinação para crianças e adolescentes consta de 17 vacinas para proteção contra 18 doenças. “Os adolescentes têm maior resistência a se vacinar e alguns pais acreditam que não há necessidade de imunizar os filhos nesta faixa etária, mas, nos últimos anos, várias vacinas passaram a ser incluídas no Calendário Nacional de Vacinação, como é o caso da vacina HPV, para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, além da vacina meningocócica, para os adolescentes de 12 a 13 anos de idade”, complementou o secretário.

Ainda segundo Tordin, é importante que as crianças e adolescentes sejam levadas as UBS com a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal.

COMPARTILHE NAS REDES