Vice-prefeita usa tribuna na Câmara para traçar evolução feminina

Vice-prefeita usa tribuna na Câmara para traçar evolução feminina

Da redação 

Semana da Mulher vai até dia 10 com atividades em espaços públicos
Semana da Mulher vai até dia 10 com atividades em espaços públicos

Da redação

            Em discurso na Câmara na última terça-feira, 6, a vice-prefeita de Valinhos, Laís Helena, traçou o histórico da evolução feminina na cidade a partir da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) do Município, em 1993. O pronunciamento faz parte da programação oficial da 11ª Semana da Mulher, que se estende até o próximo dia 10 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).
            Laís Helena entrou para a história como a primeira vereadora eleita, a primeira vice-prefeita e a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita de Valinhos (com a licença do atual prefeito, Orestes Previtale, em fevereiro). Em seu discurso, ela fez um paralelo da questão da mulher na cidade com os debates realizados em nível nacional e internacional ao longo das últimas décadas, pontuando sua fala com acontecimentos que marcaram a luta pela igualdade de direitos e o respeito pelo gênero feminino em todo o mundo.
            A Semana da Mulher de Valinhos é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), com apoio do Poder Público e Legislativo. O tema escolhido esse ano é “Caminhos e Descaminhos de Nossas Conquistas”. Na Câmara, Laís Helena antecipou a celebração do Jubileu de Prata do conselho, em julho deste ano. A vice-prefeita é autora da Lei 2.597, que criou o órgão, em 5 de julho de 1993.
A vice-prefeita citou ainda o que chamou de “as muitas lutas deste período”, se referindo à implementação de políticas públicas com cuidados e preservação de direitos específicos das mulheres e o levantamento de casos de violência contra o gênero feminino.
           A abertura solene da semana de comemorações, realizada na segunda-feira (5), também na Câmara, contou com a apresentação da psicóloga social Marta Bartira Meireles, que ressaltou a importância da autoestima no processo da tomada de consciência da realidade feminina. A psicóloga social traçou ainda panorama atual histórico nacional e local, passando pela criação de alguns órgãos, como a Secretaria Nacional de Política para Mulheres, o próprio CMDM e outros.
            Programação – As atividades se estenderão até dia 10, ocupando alguns espaços públicos. Haverá cinema, fórum, entrega da Medalha Sarah Kubitschek. Paralelo ao evento social haverá ainda a caminhada e zumba no CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) Ayrton Senna da Silva, com distribuição gratuita das 100 primeiras inscrições, com mesa de fruta doada pelo hortifrúti da cidade Fartura e água pelo DAEV (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos).
Durante todo o evento, também terá exames de Papanicolau e Mamografia, para prevenção do câncer de colo de útero e de mama, respectivamente, no CAM (Centro de Atendimento às Mulheres). Os exames acontecem durante toda a semana (veja programação completa).
O evento conta com a participação das Secretarias da Saúde, de Esportes e Lazer, Desenvolvimento Social e Habitação e Fundo Social.

Programação da Semana da Mulher em março (continuação):

Dia 8 – 1º Fórum de Debates sobre Políticas para as Mulheres – Câmara – 19h
Dia 9 – Entrega da Medalha Sarah Kubitschek – Câmara – 19h
Dia 10 – Caminhada e aula de zumba – CLT Ayrton Senna da Silva – 8h        
Dia 10 – Realização dos exames Papanicolau e Mamografia - CAM (Av. dos Esportes, 335) - das 8h às 12h30 - realização dos dois exames e posterior agendamento da mamografia conforme a demanda.