Valinhos tem caminhão de lixo e ônibus iluminados para o Natal

Valinhos tem caminhão de lixo e ônibus iluminados para o Natal

As ruas de Valinhos ganharam ainda mais brilho no Natal. Um caminhão de coleta de lixo domiciliar comum vai circular pela cidade decorado com luzes natalinas a partir desta sexta-feira (14). Dos nove veículos de coleta de lixo comum que atendem o município, um deles está todo enfeitado com luzes de Led para circular na programação da coleta noturna, de acordo com o cronograma da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Valinhos tem ainda um ônibus do transporte municipal todo iluminado com Led circulando pela cidade desde o dia 7. Cada dia ele percorre um itinerário diferente. “O objetivo é tornar o final de ano mais iluminado e lembrar as pessoas que vivem na cidade que esta época é um momento de paz, de harmonia e de congraçamento”, disse o prefeito Orestes Previtale.

Os materiais que podem ser descartados no lixo comum são papéis e embalagens sujos, restos de comida, lixo de banheiro e varrição em geral. Já na coleta seletiva, os materiais a serem descartados são papéis, embalagens de plástico, metais, vidro, alumínio, entre outros recicláveis.  Na hora de colocar os sacos para fora, é preciso ficar atento aos vidros quebrados e embrulhá-los bem, para que o coletor de lixo não corte as mãos. Os sacos de lixo devem sempre aguentar o peso dos resíduos para que não se rompam.

Coleta Seletiva

Implantada em meados de 1999 em Valinhos, a coleta seletiva conta com um caminhão exclusivo, identificado por seu mecanismo compactador pintado na cor azul. Na região central, o recolhimento é diário, enquanto os demais bairros são atendidos pelo menos uma vez por semana, em dias alternados ao da coleta do lixo comum, entre segunda-feira e sábado.

“Os munícipes devem colocar os resíduos recicláveis nas lixeiras de suas casas apenas no dia da coleta seletiva previsto para aquela região. Esse material deve ser acondicionado de maneira correta, em sacos de lixo comum ou que suportem o peso da carga”, disse o chefe do gabinete da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Gustavo de Freitas Sirianni.

Segundo o chefe de gabinete, os moradores precisam ter consciência em separar o lixo comum do reciclável, já que esse pode ser reaproveitado e novamente utilizado como matéria-prima ou insumo de um novo produto. A orientação de Sirianni é para que a população evite descartar essas embalagens com restos de produtos, o que pode inviabilizar o processo de reciclagem.

“Quanto mais limpas estiverem as embalagens e o material, maior vai ser o aproveitamento no momento da reciclagem”, disse. Produtos como vassouras, sacos de cimento, roupas, calçados, colchões, lâmpadas, móveis e lixo comum (cozinha e banheiro) não podem ser reciclados. Para os moradores de condomínios ou locais que possuem duas lixeiras, elas devem ser identificadas com as inscrições “lixo comum” e “reciclável”. De acordo com Sirianni, em média são coletados 2,5 toneladas de resíduos recicláveis por dia em Valinhos.

Todo o material é integralmente destinado ao Centro de Valorização de Resíduos (CVR) da empresa Corpus, no bairro Vale Verde, onde é feita a triagem e posteriormente a comercialização. Em caso de dúvidas é possível encontrar mais informações no site da Prefeitura (www.valinhos.sp.gov.br), no site da empresa Corpus Saneamento e Obras (www.corpus.com.br) ou entrar em contato com o Departamento de Limpeza Pública, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, pelos telefones 3829-6012 ou 3829-6033.