Valinhos

Valinhos cresce em ranking nacional de cidades inteligentes

Da Redação

Valinhos é a sexta cidade mais inteligente e conectada da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e a 55ª do Brasil, segundo o estudo Connected Smart Cities 2017, realizado pela consultoria Urban Systems e divulgado na última quarta-feira, 21. Em 2016, o município valinhense havia ficado na 75ª posição em nível nacional. Para chegar a esse resultado, o levantamento considerou 70 indicadores relacionados a 11 setores: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo e Governança.

Entre os indicadores, Valinhos se destacou nos de Mobilidade e Acessibilidade (1ª da RMC e 16ª nacionalmente) e Tecnologia e Inovação (1ª da RMC e 41ª nacionalmente). No quesito Economia, Valinhos ficou na 7ª posição da RMC (Atrás de Campinas, Jaguariúna, Paulínia, Indaiatuba, Hortolândia e Vinhedo), mas chegou na 34ª posição em nível nacional.

Indicadores
Segundo a organização da pesquisa, o indicador Mobilidade e Acessibilidade é definido com base na proporção de ônibus por automóveis; idade média da frota de veículos; quantidade de ônibus por habitantes; outros modais de transporte coletivo; quantidade de ciclovias existentes; rampas para cadeirantes; vôos semanais; transporte rodoviário.

Já o indicador Tecnologia e Inovação é definido após análise das conexões de banda larga com mais de 34 MB (Mega Bytes); municípios com backhaul de fibra ótica; Cobertura 4G; trabalhadores com ensino superior; acesso aos serviços de comunicação multimídia; patentes; bolsas CNPQ.

O indicador Economia é definido com base no Pib Per Capta; renda média dos trabalhadores; crescimento empresarial; crescimento dos empregos formais; empregos independentes do setor público; empregabilidade; receitas não oriundas de transferências.

Cidade Inteligente
De acordo com a organização da pesquisa, Connected Smart Cities envolve empresas, entidades e governos em um evento que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Para atingir este objetivo, foram unidas empresas de serviços e tecnologia de ponta, especialistas, prefeituras e pessoas engajadas com a otimização das cidades do Brasil, buscando inspiração em soluções implantadas nas mais inteligentes cidades do mundo e trazendo novas ideias.
 

COMPARTILHE NAS REDES