Prefeitura de Valinhos inaugura UBS do Frutal na quinta

Prefeitura de Valinhos inaugura UBS do Frutal na quinta

Prefeitura de Valinhos

A Prefeitura de Valinhos inaugura nesta quinta-feira (8), às 9h30, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Frutal, instalada na Rua Julia Lovisaro Vicentini, 2.100. O local vai oferecer atendimento com dentista, pediatra, clínico geral, ginecologista, enfermeiro e técnicos de enfermagem, além de farmacêutico e recepcionistas.

A unidade começa a funcionar com servidores da UBS do Jardim Pinheiros, que foi fechada para obras de reforma e ampliação. Servidores e equipamentos foram transferidos para a UBS Frutal até que a reforma esteja concluída, no prazo estimado de seis meses. Parte dos pacientes da UBS do Pinheiros também será deslocada para atendimento no Frutal até o fim das obras.

A nova UBS do Frutal tem 215 metros quadrados para atender a uma das regiões que mais crescem no município e que, no começo de 2019, irá receber aproximadamente 900 famílias do empreendimento Vivendas dos Pássaros, construído através do programa habitacional Minha Casa Minha Vida.

“A UBS do Frutal foi concebida já pensando nessa demanda de aproximadamente 3 mil pessoas do novo empreendimento, mais os moradores do Vale das Figueiras, Alvorada 1 e 2, Parque das Colinas e Parque dos Cocais”, explicou o Secretário de Saúde, Nilton Tordin.

Essa é a segunda UBS entregue pela Administração do prefeito Orestes Previtale em 2018, elevando de 13 para 15 o número de Unidades Básicas de Saúde no município. A primeira foi a UBS Vila Itália, que atende moradores da região central, Santo Antônio e Boa Esperança.

Ainda este ano, foram entregues as obras de reforma das UBSs do São Bento e da Reforma Agrária, que passou por uma ampla e completa reestruturação, inclusive com troca de mobiliário. Atualmente, a secretaria está reformando a UBS Pinheiros, que será completamente repaginada.

Para o prefeito, todas essas ações e obras confirmam que a saúde é prioridade em seu governo. “Os recursos para essas obras, mesmo em período de grave crise, são fruto da vontade política e do trabalho sério que estamos promovendo à frente da administração de Valinhos. Só em 2018, conseguimos R$ 2,5 milhões em emendas parlamentares para investimentos na área de saúde e que diretamente estarão beneficiando milhares de valinhenses”, disse.

Pinheiros

No período de reforma da UBS do Pinheiros,  os atendimentos aos usuários da unidade serão transferidos para as UBSs do Frutal e Jardim Paraíso. Segundo Tordin, as ações acontecem de forma planejada e coordenada com as demais áreas, visando sobretudo manter o atendimento de qualidade da população sem nenhuma descontinuidade.

“A UBS do Pinheiros nunca passou por uma reforma tão grande como essa. Faz parte do pacote de ações definidas pelo prefeito Orestes Previtale para a área de saúde que, além das duas novas UBSs e reformas, conta também com instalação da Farmácia Central no prédio da antiga Biblioteca”, disse Tordin.

Da redação