Prefeitura de Valinhos inaugura prédio do Centro Dia do Idoso

Prefeitura de Valinhos inaugura prédio do Centro Dia do Idoso

Prefeitura de Valinhos

A Prefeitura de Valinhos inaugura nesta terça-feira, às 9h30, o Centro Dia do Idoso, mais um importante equipamento para atender moradores do município com mais de 60 anos. O novo projeto torna ainda mais completo o atendimento a essa população na cidade, que já conta com atividades para idosos independentes e cuidados para  os que exigem abrigamento, através de parcerias com a sociedade civil. As obras do Centro Dia estão concluídas e o prédio vai começar a funcionar com atividade diversas, como acupuntura, lian gong, ginástica e uma nova turma de alfabetização.

O funcionamento do equipamento dentro dos seus objetivos vai acontecer depois de um edital de chamamento que vai selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que vai executar os serviços. Até lá, o local vai ampliar o atendimento a moradores com mais de 60 anos com atividades diversas, inclusive a nova turma de alfabetização.

Segundo a secretária de Assistência Social, Dulce Maria de Paula Souza, a partir da contratação da OSC, o Centro Dia vai funcionar como uma creche para idosos, que têm autonomia, mas precisam de cuidados durante o dia, no período em que a família está trabalhando.

O prédio foi construído a partir de um convênio com o governo estadual. Conta com um salão de atividades, que também é refeitório e sala de descanso, quartos, banheiros, cozinha, lavanderia, salas de atendimento, da coordenação, varandas para atividades e enfermaria. Quando estiver em plena operação, no segundo semestre de 2019, terá cuidadores, psicólogo, assistente social, nutricionistas e enfermagem.

Dulce explicou que o Centro Dia terá capacidade para atender até 40 idosos durante o dia, com graus 1 e 2 de dependência, que não tenham nenhum comprometimento cognitivo. "São idosos que precisam de cuidados, mas têm autonomia. O atendimento a idosos grau 3 é feito em abrigos, a partir de convênios", comentou.

A secretária explicou que o Centro Dia vai atender uma importante demanda da população, de idosos que mantêm suas famílias e seus vínculos. "Eles serão levados ao Centro Dia pela família e passarão o dia no local, recebendo todos os cuidados e alimentação. A família volta para buscá-los no fim da tarde", explicou.

Dulce lembrou que a população passa por um processo de envelhecimeto acelerado e Valinhos está investindo para preparar melhor a cidade para atender essa população. "Em 2020, a população idosa vai se equiparar à infanto-juvenil. Valinhos está investindo e fazendo um importante trabalho para cuidar melhor dessas pessoas. O Centro Dia vai oferecer um atendimento intermediário a todos os outros que já oferecemos", disse. 

 

Da redação