Prefeito recebe 21 moradores em audiência para discutir a cidade

Prefeito recebe 21 moradores em audiência para discutir a cidade

Prefeitura de Valinhos

Vinte e uma pessoas foram atendidas na última quarta-feira pelo prefeito Orestes Previtale em seu Gabinete na segunda audiência pública da série Diálogos Valinhos, proposta pela Administração Municipal para discutir problemas e soluções para a cidade.

O número de presentes, no entanto, foi maior, já que em quase todos os casos os moradores estavam acompanhados de pelo menos mais uma pessoa. Na primeira reunião, dia 3 de outubro, compareceram quatro pessoas.

A série Diálogos Valinhos teve início na última semana (3/10) e terá sequência com mais três audiências agendadas, sempre às quartas-feiras, entre 14h30 e 16h30 (horário fixado para a entrega da última senha). Porém, nesta segunda edição, as conversas terminaram por volta de 18h.

Os encontros ocorreram de forma amigável e sob um clima construtivo. Os moradores puderam conversar com o prefeito dentro do Gabinete, de forma individualizada, sem um tempo determinado para o encerramento.

A iluminação pública foi um dos principais temas debatidos nos encontros. A audiência, por coincidência, ocorreu ao mesmo tempo em que era realizada a abertura dos envelopes com as propostas das 19 empresas interessadas em assumir o serviço de manutenção de todo o sistema de iluminação na cidade.

“Ainda em 2018 teremos uma empresa responsável por trocar lâmpadas e gerenciar todo o nossa iluminação pública. Vamos começar os trabalhos pelas áreas mais críticas e certamente a cidade terá um ganho quando isso estiver funcionando”, disse o prefeito.

Mas houve também pedidos como fornecimento de cadeira de rodas e fraldas, abertura de vagas de emprego, tratamentos de saúde, recapeamento de ruas, corte de mato e árvores e até demandas que podem ser encaminhadas para os debates sobre o Plano Diretor.

Todas as solicitações foram ouvidas, registradas e imediatamente encaminhadas para as secretarias responsáveis. Em algumas delas, o próprio prefeito fez telefonemas para encaminhar os casos diretamente.

Entre os presentes, dois grupos se destacaram pela atuação cidadã no Município. Um deles, que milita na defesa da comunidade LGBT, esteve no encontro para discutir a realização de uma confraternização em área pública. Eles foram orientados pelo prefeito a cumprir uma série de exigências legais para levar o projeto adiante, e saíram satisfeitos do Gabinete.

O outro, que reuniu representantes do movimento Nossa Valinhos, apresentou pedido para atendimento de saúde para uma jovem de 18 anos com dificuldade de locomoção. O prefeito encaminhou a discussão para a Secretaria de Assistência Social e vai acompanhar o caso de perto.

A próxima audiência da série Diálogos Valinhos ocorre na quarta-feira, dia 17 de outubro, a partir das 14h30, no Gabinete do prefeito. Na sequência, estão agendados encontros semelhantes nos dias 24 e 31 de outubro, sempre às 14h30. São atendidas no máximo 30 pessoas por dia e o critério de seleção é a ordem de chegada. Os temas de debate são livres.

 

Da redação