Pré-Conferência Municipal de Assistência Social recebe 80 participantes

Pré-Conferência Municipal de Assistência Social recebe 80 participantes

Da Redação

Debate atrai usuários do sistema da área; evento principal acontecerá nos próximos dias 29 e 30
Debate atrai usuários do sistema da área; evento principal acontecerá nos próximos dias 29 e 30

Da Redação

Com 80 participantes, a Pré-Conferência da Assistência Social, parceria entre o CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, aconteceu na última sexta-feira, 9. A participação, que possibilitou o debate inicial dos quatro eixos definidos, gera expectativa da Prefeitura para a 12ª Conferência Municipal, que acontecerá nos dias 29 e 30, na FAV (Faculdade Anhanguera de Valinhos).

O evento aconteceu no Centro de Lazer, Cultural e Artístico da 3ª Idade Roque Palácio. Os participantes foram divididos em quatro grupos, visando à discussão de cada eixo temático. São eles gestão dos direitos sócioassistenciais; participação da sociedade civil; articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda; e legislação.

“Esta pré-conferência avalia, juntamente com quem é usuário do sistema, o que se tem hoje, o que é necessário e o que se deve mudar”, especificou a coordenadora da conferência, Maria Teresa Del Niño Jesus Espinós de Souza Amaral, conhecida como Dona Terezita. Segundo ela, a expectativa é o fortalecimento do processo de Assistência Social.

Etapa municipal
Para a diretora de gestão da Pasta, Ana Paula Borges Favarin, uma das organizadoras do evento, a grande adesão à pré-conferência revela a importância do debate. ”A conferência municipal deve ser melhor ainda”, pontuou.

O tema este ano é Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). A abertura será no dia 29, das 19h às 22h, com apresentação dos eixos temáticos, e a sua discussão será no dia 30, entre 8h30 e 16h.

Na etapa municipal serão estabelecidas as propostas e prioridades da cidade e ocorrerá a eleição de quatro delegados, que participarão da etapa estadual. Já a Conferência Nacional será em Brasília, de 5 a 8 de dezembro.