Ponte do Capuava entra em nova etapa da reconstrução esta semana

Ponte do Capuava entra em nova etapa da reconstrução esta semana

Da Redação

Da Redação

A obra da Ponte do Capuava, em Valinhos, entrou em nova fase nesta semana. Funcionários da Repecol Construções, responsáveis pela execução do projeto, estão colocando a malha de sustentação sobre a base de concreto de um dos lados. O encarregado Luís Carlos acredita que em duas semanas as duas laterais estarão prontas para receber as barras de metal da estrutura.

A malha de aço será preenchida com 20 centímetros de concreto. Ou seja, um reforço que vai garantir a segurança da obra. Até agora, já foram consumidos mais de 100 metros cúbicos de concreto.

Na próxima semana, a Secretaria de Obras deve começar com o recapeamento total de três vias no bairro Capuava: Ruas João Tiene, Rua César Ferrari e Rua Luiz Moscatini, que farão parte do sistema de rotação nas proximidades das duas pontes do local.

História
A ponte vai beneficiar diretamente os bairros Capuava, Fonte Mécia, São Marcos, além de proporcionar um novo acesso à Rodovia Flávio de Carvalho, ao Samam¬baia, Jardim Nova Espírito San¬to e vizinhanças.

Há 14 anos, os carros perderam a rota alternativa de acesso aos bairros, depois que a ponte do Capuava foi interditada para automóveis por riscos de desabamento. Problemas estruturais ocasionados por alagamentos justificaram, à época, a decisão de restringir o tráfego de veículos. O local foi liberado apenas para o trânsito de pedestres.

Em 2007, a ponte foi demolida e uma passarela foi, então, construída para pedestres. A estrutura será mantida mesmo com a nova ponte, que também terá um espaço reservado para as pessoas atravessarem com segurança.