Ônibus Cultural visita o Museu Republicano de Itu no dia 10/3

Ônibus Cultural visita o Museu Republicano de Itu no dia 10/3

Prefeitura de Valinhos

O Ônibus Cultural de Valinhos parte para um novo passeio no dia 10 de março, às 8h, com destino ao Museu Republicano Convenção de Itu. Os turistas culturais vão fazer ainda uma visita orientada por guia turístico pelos monumentos e pontos turísticos da cidade de Itu, que fazem parte do projeto Trilha do Saber. A viagem sai do Espaço Multiuso Flávio de Carvalho, na Avenida Joaquim Alves Corrêa, 4033.

A inscrição para o passeio deve ser feita nos dias 7 e 8 de março, das 8h às 17h, com documento de identidade e comprovante de residência, no Espaço Multiuso Flávio de Carvalho. Assim que a lotação do ônibus for atingida, de cerca de 45 lugares, as inscrições serão encerradas.

O Ônibus Cultural é um programa da Secretaria Municipal de Cultura para levar moradores cidade por passeios culturais em diferentes cidades. O ônibus tem um roteiro definido para o passeio, que dura o dia todo, antes de retornar para Valinhos. A viagem é gratuita.

O Museu Republicano Convenção de Itu é uma instituição cientifica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século 19 e a primeira metade do século 20, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil. Recentemente, recebeu parte do acervo do Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga, por causa de reformas que estão acontecendo no local.

Além do movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, a instituição cultural trata também da história de Itu e região, com ênfase no século 19, destacando artistas ituanos desse período. Desde a sua criação é uma extensão do Museu Paulista no interior do Estado de São Paulo.

Foi inaugurado em 18 de abril de 1923, data exata do cinquentenário da Convenção de Itu. Exerce atividades de pesquisa, ensino e extensão, abordando prioritariamente três linhas de investigação: Cotidiano e Sociedade, Universo do Trabalho, História do Imaginário.

O sobrado histórico onde está instalado é o local em que se realizou, em 18 de abril de 1873, a Convenção Republicana de Itu, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do País, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

O edifício, erguido nas décadas iniciais do século 19 e que se tornou residência da família Almeida Prado, passou por uma grande reforma em 1867, datando desse momento sua fachada azulejada. A azulejaria interna foi criada e instalada no Saguão de Entrada do Museu nos anos 1940, com cenas representadas em seus painéis formando uma narrativa da história de Itu entrelaçada a momentos-chave da história nacional.

Trilha do Saber

O projeto Trilha do Saber facilita o acesso e o conhecimento da população sobre os pontos turísticos da cidade, principalmente os localizados no centro histórico de Itu. O objetivo do projeto é mostrar um pouco da história contida nas casas antigas, ruas, igrejas e apontar curiosidades sobre a cidade.

Caminhando pelas ruas Paula Souza e Barão de Itaim, é possível conhecer vários monumentos do Centro Histórico de Itu, que mostra a importante participação da cidade na história do Brasil. São eles:

Casa Imperial – Residência que hospedou a Princesa Isabel e seu marido Conde d’Eu
Cruzeiro de São Francisco – Monumento do Século 18 que fazia parte do Convento Franciscano
Fábrica São Luiz – Primeira fábrica movida a vapor no Estado de São Paulo
Igreja do Bom Jesus – Local que abriga o Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus
Museu da Energia – Prédio que abrigou a Companhia Ytuana de Força e Luz
Espaço Ituano de Turismo e Cultura – O antigo Ituano Clube, hoje abriga o Museu de Arte Sacra e a exposição de foto telas do pintor Almeida Júnior
Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária – Maior patrimônio do barroco paulista, está em processo de restauração artística
Igreja, Convento e Seminário Nossa Senhora do Carmo – Conjunto que preserva retábulos, pinturas e imagens barrocas do século 18