Obras da futura sede da GCM e da Defesa Civil continuam

Obras da futura sede da GCM e da Defesa Civil continuam

Da Redação

Reforma não têm custos aos cofres públicos e segue em ritmo acelerado
Reforma não têm custos aos cofres públicos e segue em ritmo acelerado

Da Redação

A GCM (Guarda Civil Municipal) e a Defesa Civil vão mudar de endereço. Até o início de agosto passarão a funcionar em uma sede única. As obras do futuro local estão em ritmo acelerado. Somente a mudançado Canil da corporaçãodeverá acontecer depois(em até quatro meses), em função de estudo para sua construção. A Cecom (Central de Comunicação) da GCM já está instalada em uma das salas do novo endereço, funcionando 24h.

Apesar de localizada no mesmo endereço, na Rua João Bissoto Filho, no Jardim Bom Retiro (onde funcionou o Sesi 389), cada unidade terá instalações próprias e serão independentes. A reforma das sedes não implica em custos aos cofres públicos, uma vez que as adaptações estão sob a responsabilidade da Secretaria de Obras, em parceria com a Secretaria da Defesa do Cidadão e Defesa Civil.“Até o final do mês ou início de agosto, 100% da corporação estará trabalhando aqui”, garantiu o coordenador de Comunicação e Tecnologia da Informação da GCM, Claudio Roberto Quemel.

Em uma das 11 salas já está em funcionamento o sistema de videomonitoramento, realizado por um painel com seis TVs e computadores, responsável pelo atendimento do 153 e pelo rádio, com o patrulhamento externo.

Segundo ele, a pintura interna do primeiro andar foi concluída. Falta concluir a reforma do vestiário, com três chuveiros e banheiros masculino, que incorporou as antigas instalações femininas. Já a adaptação da parte feminina teve início esta semana. “Sem os vestiários não dá para trazer a corporação. Sem as reformas finalizadas não dá para concluir a pintura”, explicou, referindo-se ao térreo.

Ao todo, serão três vestiários: masculino, feminino e um reservado ao comando da GCM. Em uma das salas vai funcionar uma academia que, até o momento, conta com três equipamentos. A pintura externa está em andamento. O telhado foi refeito, a parte elétrica passou por melhorias e o encanamento sofreu adaptações. “A estrutura que teremos, após a reforma, é muito boa”, definiu Quemel.

Canil
O Canil da GCM será construído nos fundos da sede. Será necessário encampar parte da quadra do Clube São Cristóvão, fechando com muro e montando as baias dos cães. A construção está em estudo, porque é necessário um local com características próprias para abrigar os animais. “Deve ser bem arejado e ensolarado, para preservar a saúde dos cães”, acrescentou.

Atualmente, os cães ainda permanecem na atual sede, localizada no Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini. A Defesa Civil ficará em uma sede anexa à Guarda Municipal. Os novos espaços serão destinados ao almoxarifado geral, sala de situação e de expedição de laudos e vistorias técnicas e expediente, bem como a sala de atendimento ao público. Estão em construção dois banheiros e uma cozinha”, acrescentou o diretor do Departamento de Coordenadoria de Defesa Civil, Israel Andreoli. Ainda não teve início na finalização da pintura externa.

Parcerias
De acordo com o coordenador, as mudanças na GCM também contam com parcerias com a iniciativa privada. A construção de paredes internas de Drywall (chapas de gesso), a montagem da academia e recursos financeiros para melhorias internas são resultados de investimentos de empresas locais. “A corporação está aberta às parcerias, visando sempre melhorias”, afirmou.

A nova sede receberá também incremento dos cinco aparelhos de TV LG, de 43 polegadas, retirados em maio da Praça Washington Luis. Os equipamentos serão utilizados na segurança da cidade. A retirada das TVs, que faziam parte de três totens sem utilização instalados no espaço, ocorreu após atos de vandalismo e por sua exposição à ação do tempo.