Novo poço profundo garante água para região do Vale Verde

Novo poço profundo garante água para região do Vale Verde

Prefeitura de Valinhos

O prefeito de Valinhos, Orestes Previtale, participou nesta quarta (8) da inauguração do poço profundo P8 no Vale Verde, que garante segurança hídrica para os cerca de 3,5 mil moradores. A vazão do quinto poço do bairro, construído na Avenida Alcindo Marcon, superou as expectativas em mais que o dobro e pode chegar a 20 mil litros por hora. A expectativa inicial era de 9 mil litros por hora.

Orestes afirmou que cumpriu compromisso assumido com os moradores do Vale Verde para a regularização do abastecimento de água. "Não fizemos promessa, assumimos compromissos que estamos cumprindo. Essa é uma demanda antiga de moradores do Vale Verde que estamos atendendo", disse. Orestes agradeceu todos os funcionários do DAEV pelo empenho. "Vocês são muito importantes nesse processo."

O prefeito lembrou que foram concluídas recentemente a obras de dessassoreamento da lagoa do bairro, outra antiga reivindicação dos moradores. "É uma obra da Autoban, mas a Prefeitura participou efetivamente, não só ao interferir para que fosse executada, mas também na sua execução", explicou.

O presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), Pedro Medeiros, disse que o novo poço é extremamente importante para garantir autonomia de água para o bairro. "O poço tinha previsão de 9 mil litros de água e quando perfuramos, a 200 metros de profundidade, chegamos a 20 mil litros", afirmou.

"É fundamental porque a gente não consegue viver sem água. Nós estivemos com falta de água por bastante tempo. Houve um acréscimo bastante grande da população do bairro. A perfuração desse poço foi uma dádiva de Deus. Vai atender toda a população, disse o morador do bairro, o aposentado José ângelo Santinon.

Para o aposentado Hélio Ferraz Rosa Júnior, também morador do bairro, a construção do poço é de fundamental importância, "Representa o fim de uma situação de falta de água no Vale Verde", comentou. "Tínhamos quatro poços funcionando e agora temos cinco. Felizmente o novo poço tem uma vazão excelente, acrescentou o aposentado, Dietrich Quast, morador do bairro.

O P8 garante abastecimento de qualidade aos moradores do bairro junto com  os quatro que já estão em operação, P3, P4, P5 e P6. A previsão do DAEV é de que a produção do novo poço seja superior à dos outros quatro somados.

Segundo o DAEV, existem 850 ligações de imóveis conectadas à rede de água no bairro. Com o início da operação do novo poço, a pressão em todo o sistema é monitorada, a partir da nova configuração do abastecimento. O P8 foi construído para atender à demanda de consumo do local em substituição ao P7, que apresentou problemas operacionais e teve de ser desativado. 

 

da redação