Lixeiras subterrâneas começam a operar no Centro de Valinhos

Lixeiras subterrâneas começam a operar no Centro de Valinhos

Prefeitura de Valinhos

A Prefeitura de Valinhos concluiu a instalação do primeiro conjunto de contêineres subterrâneos para receber resíduos comuns e recicláveis. O sistema foi instalado na Avenida dos Esportes, no Centro, e começa a operar na terça-feira (11), com a ajuda de um monitor que permacecerá no local para orientar os usuários. Outros dois conjuntos serão instalados na cidade ainda esta semana.

A Rua Antônio Carlos, no Centro, e a Rua Valmir Capelari, no Jardim Centenário, também receberão as lixeiras subterrâneas. O conjunto é formado por dois contêineres, identificados para coleta de resíduos comuns e recicláveis, com uma torre de metal em cada um, onde as pessoas podem depositar o material.

A instalação do moderno sistema de coleta de lixo está prevista no contrato da Prefeitura com o Consórcio Valinhos Ambiental, que vai operar os contêineres. Não há custos adicionais ao Município para a implantação.

Periodicamente os contêineres são esvaziados por caminhões coletores especialmente adaptados para esse trabalho. Os equipamentos possuem um sensor que avisa quando a capacidade de armazenamento chega a 80%, o que facilita o envio do caminhão e traz mais eficiência para a coleta.

"Uma das grandes vantagens do contêiner subterrâneo é que o lixo não é depoistado no solo, o que evita contaminação e também mau cheiro", disse o Chefe do Gabinete da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Gustavo Sirianni, que está à frente do projeto. Outra vantagem é que os contêineres não ocupam tanto espaço nas calçadas ou vias públicas.

Para a instalação, a área onde é colocado o contêiner recebe uma caixa de concreto, que evita risco de vazamentos e contato direto do lixo com o solo. Há ainda um esquema de drenagem para garantir que não haja infiltração de líquidos no solo e no espaço interno do contêiner.

O sistema deve ser expandido para outros pontos da cidade. Os três primeiros conjuntos foram instalados em locais de grande fluxo e concentração de pessoas. A ação é mais um passo da Administração no sentido de solucionar o problema de descarte de resíduos sólidos na cidade.

Em junho, entrou em operação uma moderna central de reciclagem de resíduos, no Vale Verde, onde o material da coleta seletiva de Valinhos é triado e destinado à reciclagem. “Temos trabalhado bastante para implementar na cidade uma rede de destinação adequada de resíduos que atenda às necessidades dos nossos moradores”, disse Sirianni.

 

Da redação