Laís Helena assume interinamente a Prefeitura de Valinhos

Laís Helena assume interinamente a Prefeitura de Valinhos

Luiz Felipe Leite

Em coletiva de imprensa, antes da transmissão de cargo, Laís declarou estar feliz pelo empoderamento e valorização da mulher,
Em coletiva de imprensa, antes da transmissão de cargo, Laís declarou estar feliz pelo empoderamento e valorização da mulher,

Vanessa Plácido
Repórter

A vice-prefeita e professora Laís Helena dos Santos Aloise (MDB) assumiu na última quinta-feira, 8, a Prefeitura de Valinhos em caráter interino. O prefeito Orestes Previtale (MDB) vai se ausentar do cargo para tratar de assuntos pessoais e retorna no próximo dia 19 às suas funções.
Orestes comunicou na última quarta-feira, 7, a Câmara de Valinhos sobre seu afastamento. Como o período é inferior a 15 dias, não há necessidade de aprovação por parte dos parlamentares.
Laís Helena é a primeira mulher da história a ocupar o cargo de Chefe do Poder Executivo em Valinhos. Em coletiva de imprensa, antes da transmissão de cargo, ela declarou estar feliz pelo empoderamento e valorização da mulher, relembrando ser a primeira vereadora e vice-prefeita mulher na cidade. “Estou muito feliz e emocionada neste momento. Peço a ajuda de toda a sociedade valinhense para desempenhar essa função”, disse.
De acordo com Orestes Previtale, no período ausente, ele deixa de receber o subsídio como prefeito. Ao mesmo tempo, Laís receberá o subsídio como prefeita, mas de forma proporcional ao tempo trabalhado (11 dias). O valor será de cerca de R$ 10, 4 mil. Enquanto estiver ocupando o cargo máximo no Executivo Municipal, ela continuará comandando a Secretaria de Defesa do Cidadão, função assumida no início deste ano. “É importante ressaltar que não haverá acúmulo de salários, mas sim de funções”, afirmou o prefeito licenciado.
Ainda segundo Previtale, Laís está apta a preencher o cargo. “A população pode ficar tranquila, a Laís tem conhecimento e domínio sobre a cidade”, reforçou.

Atividades
Durante os 11 dias como prefeita em exercício, Laís colocará em pauta duas audiências públicas, que acontecerão na próxima quinta, 15, e sexta-feira, 16, às 8h30 no Paço Municipal. Nas ocasiões, a prefeita em exercício comprometeu-se a atender 20 munícipes por dia, para ouvi-los.
Além disso, ela sugerirá a criação de cursos de capacitação para os servidores públicos. A ideia tem como objetivo aprimorar os trabalhos realizados na Prefeitura. O CEMOA (Centro Municipal de Orientação ao Adolescente) deverá ser o espaço usado para a realização desse projeto.
Enquanto estiver como prefeita, Laís ocupará o Gabinete do Prefeito, de onde executará todos os trabalhos até a volta de Orestes Previtale. Luís Aloise, marido de Laís, também assume posto importante durante estes dias: ele ficará no lugar da primeira-dama Renata Previtale à frente do Fundo Social de Solidariedade.