Junta de Valinhos recebe visita técnica da Delegacia de Serviço Militar

Junta de Valinhos recebe visita técnica da Delegacia de Serviço Militar

Prefeitura de Valinhos

Da redação 
 
A 165ª Junta de Serviço Militar de Valinhos recebeu representantes da 4ª Delegacia de Serviço Militar-14ª CSM (Circunscrição de Serviço Militar), de Campinas na última quinta-feira para uma Visita de Orientação Técnica (VOT) e avaliação dos procedimentos realizados na cidade.
Durante os trabalhos, as novas instalações do órgão em Valinhos, ao lado da sede da GCM (Guarda Civil Municipal), no Bom Retiro, foram elogiadas pelos visitantes.
A visita segue um calendário estabelecido para as oito Juntas Militares que compõem a delegacia regional: Vinhedo, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Holambra, Pedreira, Paulínia, Campinas e Valinhos. O objetivo da ação é verificar e avaliar o cumprimento dos procedimentos previstos e realizados pela Junta Militar.
Na prática, são avaliadas as instalações do atendimento do cidadão, a confecção da documentação do Serviço Militar segundo as normas estabelecidas e o envio de convites às autoridades e famílias para o Juramento à Bandeira. “As instalações em Valinhos melhoraram muito, principalmente quanto à segurança”, disse o 1º tenente e delegado Vanderlei Soares, que efetuou a vistoria.
 
Segundo ele, Valinhos é a segunda cidade da região em número de jovens alistados, com média 1,2 mil por ano, atrás apenas da cidade de Campinas, que tem cerca de 10 mil inscritos anualmente. Até o dia 30 de junho de 2018, em Valinhos já se alistaram 1.189 jovens.
 
“Ainda é possível se inscrever e participar do Juramento à Bandeira, que será 27 de setembro, mas com o pagamento de multa de R$ 4,20”, afirmou Norma.
 
Os jovens nascidos no ano 2000 devem comparecer à Junta para fazer sua inscrição, que é obrigatória, podendo realizar o cadastro via internet (www.alistamento.eb.mil.br). É necessário apresentar o original do RG e CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência.
 
A comitiva contou ainda com a secretária do tenente, Terezinha Nogueira, e os secretários da Junta Militar de Paulínia, André Ferro, e de Vinhedo, Maurício Fernandes. O secretário de Segurança Pública e Cidadania, coronel Carlos Roberto Prestes, recepcionou o grupo.