Jardim Centenário ganha Centro Esportivo para crianças e adultos

Jardim Centenário ganha Centro Esportivo para crianças e adultos

O prefeito de Valinhos, Orestes Previtale, inaugurou na manhã desta segunda-feira o Centro Esportivo e de Integração Comunitária do Jardim Centenário.

Resultado de uma das conversas do prefeito com a população nas audiências públicas da série Diálogos Valinhos, o projeto esportivo já era desenvolvido pela comunidade na EMEB Jorge Bierrembach de Castro, no Parque das Colinas, e ganhou seu espaço próprio em parceria com a Secretaria de Esportes para oferecer aulas de muay thai, jiu jitsu, judô, caratê e alongamento.

A proposta chegou ao prefeito através dos professores Leandro Crepaldi e Simone Ribeiro Coutinho. Crepaldi, professor de jiu jitsu, e Simone, de muay thai, solicitaram autorização para usar o Centro Comunitário do bairro, onde antes funcionava a EMEB professor Mario Pires, ampliar o projeto e garantir que mais crianças e adolescentes possam ter acesso às aulas.

“Foi uma iniciativa louvável e que merece respaldo do nosso governo. O espaço está ocioso e, de outro lado, nossas crianças e adolescentes precisam de incentivo. Nada melhor que o esporte para proporcionar isso”, disse o prefeito.

A secretária explicou que o uso do local tem regras e responsabilidades, pois já houve conflitos de vizinhança. “A limpeza, manutenção, aglomeração na entrada, barulho que incomodem os vizinhos, enfim, tudo isso está definido no Termo de Responsabilidade. Além disso, se trata de um espaço público multiuso e que também precisa acolher outros eventos da comunidade”, disse.

Para Crepaldi, o acordo com a Secretaria de Esportes é uma forma de ampliar o atendimento desse projeto social, em que as artes marciais são utilizadas como fator de integração. “Nosso projeto usa o esporte como fator de integração e disciplina de nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

Ainda segundo ele, nas aulas de muay thai, as mães de alunos que se interessarem poderão ter aula de condicionamento físico. “É uma oportunidade para elas, que vão até lá levar seus filhos, de também ter acesso a algum tipo de atividade física”, disse.

O novo projeto vai funcionar na Rua Lucia Negrello Centiolli, 24, no Jardim Centenário. As aulas da professora Simone vão acontecer sempre às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 19h50, para crianças, e das 20h às 20h50 para adultos. Já as aulas de jiu Jitsu do professor Crepaldi vão acontecer às terças e quintas-feiras, das 18h30 as 19h30 para crianças e das 19h30 às 20h50 para adultos.

 

Da redação