Guarda promove simulação de incêndio em escola municipal

Guarda promove simulação de incêndio em escola municipal

Prefeitura de Valinhos

A Guarda Civil Municipal de Valinhos realizou nesta terça-feira (11) uma simulação de princípio de incêndio na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Jorge Bierrenbach de Castro, no Parque das Colinas. Professores, funcionários e alunos participaram do treinamento, que teve como objetivo a conscientização sobre como agir em casos de emergência.

Um alarme foi disparado às 15h45, quando uma fumaça artificial foi acionada. Estudantes simularam desmaios e os agentes mirins fizeram o socorro das vítimas. Enquanto isso, outros alunos e funcionários foram orientados a não entrar em pânico e seguir em fileira indiana até o lado externo da escola. A Defesa Civil também foi acionada e chegou alguns minutos após o início da simulação.

Cauã Gabriel, de 11 anos, foi um dos agentes mirins e realizou o resgate de uma colega. “Foi muito legal poder participar dessa atividade e ajudar meus amigos. É bem instrutivo aprender essas dicas, para caso aconteça algum acidente na vida real”, contou.

“O treinamento serve também para colocar em funcionamento as mangueiras, esguichos e a prancha na qual fazemos o socorro dos feridos”, explicou o comandante da GCM, Sidney Aureliano. Segundo ele, a simulação começou na  (EMEB) Jorge Bierrenbach de Castro, mas deve ser levada para todas as escolas municipais.

Ivanilda de Fátima Marin, coordenadora pedagógica da EMEB, disse que esse tipo de preparo é muito importante para os alunos e a escola. “É essencial para que todos estejam atentos, se comportem da maneira correta e saibam como agir caso um acidente real aconteça”, disse.

 

da redação