Febre amarela; 70 mil pessoas foram imunizadas

Febre amarela; 70 mil pessoas foram imunizadas

Vanessa Plácido
Repórter

 

Dados importantes da febre amarela; notificações, mortes e cobertura vacinal
Dados importantes da febre amarela; notificações, mortes e cobertura vacinal

Vanessa Plácido
Repórter

Desde 2007 aproximadamente 70 mil pessoas foram imunizadas contra a febre amarela, número preocupante já que Valinhos tem mais 164 mil habitantes e visto que neste ano os números de casos suspeitos e de mortes confirmadas pela doença aumentaram. Desde então a Prefeitura tem intensificado as ações, mas a população precisa se conscientizar.

Desde o início deste ano oito casos foram notificados no munícipio, dentre eles, duas morte confirmadas, uma morte em investigação e cinco casos suspeitos, que passam bem. Vale destacar que diante desses oito casos, há apenas uma mulher, as outras vítimas são todos homens, o que mostra que os mesmos são mais resistentes para a vacinação.

Dados divulgados pela Prefeitura mostram que hoje Valinhos tem uma média 53% de imunizados, ou seja, menos da metade exigida pelo Mistério da Saúde, que busca um total de 95% da população.

Do total de doses já aplicadas, 9.751 vacinas foram feitas entre 2007 a 2016. Outras 39.015 imunizações ocorreram em 2017. Entre os anos de 2000 e 2006, outras 66 mil pessoas foram imunizadas, mas esse número não pode ser usado como dado oficial de cobertura vacinal, pois muitas pessoas morreram, mudaram-se ou acabaram tomando a vacina novamente em outras campanhas. Neste ano até o último sábado, 3, 21.367 vacinadas foram aplicadas, totalizando a imunização de cerca de 70.133.

Nos dois últimos sábado (24 de fevereiro e 3 de março) a administração realizou um mutirão de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante todo o dia. No dia 24, aproximadamente 3.000 pessoas foram vacinadas, já no último sábado, 3, o número foi inferior, com oito UBSs para atendimento apenas,  2.471 munícipes receberam a imunização.