ETEC Valinhos abre inscrições para cursos técnicos gratuitos

ETEC Valinhos abre inscrições para cursos técnicos gratuitos

A ETEC (Escola Técnica Estadual) administrada pelo Centro Paula Souza – Núcleo Valinhos abriu novamente inscrições para o vestibulinho, com o objetivo de selecionar os alunos interessados em compor as novas turmas dos cursos oferecidos na instituição, com início das aulas previsto para o dia 11 do mês de fevereiro de 2019. As inscrições tiveram início em 19 de outubro de 2018 e prosseguem até as 15h do dia 12 de novembro, somente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

Os interessados devem realizar seu cadastro no site, gerar um boleto bancário com a taxa de inscrição (R$ 30,00) e pagá-la em qualquer agência bancária para efetivar a inscrição. A prova do processo seletivo ocorrerá no dia 16 de dezembro, um domingo.

O núcleo da ETEC foi instalado em Valinhos na EE (Escola Estadual) Flávio de Carvalho, no bairro Jardim São Marcos. Para o primeiro semestre de 2019, serão abertas mais 36 vagas para o curso técnico de Logística e outras 36 para o técnico em Administração. Os cursos são realizados gratuitamente no período noturno, com duração de três semestres.

A prova será composta por questões de múltipla escolha com os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental. No mesmo site das inscrições é possível fazer download das provas dos vestibulinhos anteriores para se ter ideia do conteúdo.

Para ingressar em um dos cursos de ensino técnico, o candidato que concluiu ou está cursando o ensino médio regular deverá apresentar somente no ato da matrícula o certificado de conclusão ou declaração que está matriculado na 2ª ou 3ª série do ensino médio.

Para candidato o que concluiu ou está cursando o ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos) é necessário possuir certificado de conclusão do ensino médio ou declaração que está matriculado, a partir do 2º semestre.

Curso de Logística

O técnico em Logística é o profissional que executa os processos de planejamento, operação e controle de programação da produção de bens e serviços, programação e manutenção de máquinas e de equipamentos, de compras, de recebimento, de armazenamento, de movimentação, de expedição e de distribuição de materiais e produtos, utilizando tecnologia de informação. O mercado de trabalho compreende: área da indústria, comércio e empresas de consultoria.

Curso de Administração

O técnico em administração é o profissional que controla a rotina da administração das empresas. Colabora nos planejamentos estratégico, tático e operacional. Realiza atividades em recursos humanos e intermedia mão de obra para colocação e para recolocação profissional. Atua na área de compras; auxilia no setor contábil e assessora a área de vendas. Intercambia mercadorias e serviços e executa atividades nas áreas fiscal e financeira. O mercado de trabalho compreende: área da indústria, comércio, prestação de serviços, em empresas em geral de pequeno e médio porte.

ETEC

O Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia que administra 212 ETECs (Escola Técnica Estadual) e 51 FATECs (Faculdade de Tecnologia Estadual) em 156 municípios paulistas. As ETECs atendem mais de 213 mil estudantes nos ensinos técnico e médio. Atualmente, são oferecidos 101 cursos técnicos para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços.

Reconhecimento

Vários alunos formados pela Etec em Valinhos tem se destacado no mercado de trabalho, existem alunos atuando em grandes empresas da região como AGV, DHL, Unilever, JC Turismo, Procter & Gamble, entre outras. "O potencial dos técnicos formados pela instituição vem sendo reconhecido pelo mercado, prova disso é o número de contratações dos alunos etecanos", disse o coordenador da unidade escolar, Rodrigo Malentachi.

 

Da redação