Estudantes de EMEB do Macuco promovem Semana Literária

Estudantes de EMEB do Macuco promovem Semana Literária

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Tomoharu Kimbara, no bairro Macuco, em Valinhos organizou uma rica programação para promover a Semana Literária, que acontece de 1º a 5 de outubro, envolvendo alunos e professores da unidade de ensino. Os pais também são convidados a participar da celebração à leitura.

Segundo a diretora da escola, Tatiana Frare Chamma, todos os estudantes participam do projeto, como público e também como protagonistas. A unidade possui Educação Infantil (EMEB Antônio Favrin) e ensino fundamental I e II (EMEB Tomoharu Kimbara).

Na sexta-feira, a partir das 7h30, há uma série de atividades abertas às famílias dos estudantes e à comunidade, com apresentações musicais, jogral, contação de histórias, exposição e debate literário.

O projeto inclui ainda intercâmbio com outras escolas. Neste ano, os alunos da Tomoharu Kimbara farão apresentações de livros nas EMEBs Dona Carolina de Oliveira Sigrist e Orestes Quércia.

"O intercâmbio é muito enriquecedor para os nossos alunos e também para os estudantes das outras unidades, que se envolvem no projeto", afirmou a diretora. 

Segundo Tatiana, o resultado da Semana Literária é muito positivo. "Percebemos que no decorrer dos anos muitos alunos adquiriram o hábito de leitura", afirmou a diretora. Ela explicou que as retiradas de livros da biblioteca da escola são realizadas semanalmente e, após a leitura, muitos alunos socializam as obras estimulando os colegas.

"Todo esse trabalho realizado durante o ano acaba culminando em uma Semana Literária muito rica." 

Biblioteca

A Semana Literária da Tomoharu Kimbara tomou forma em 2011, quando a biblioteca escolar, reorganizada em um projeto que envolveu toda escola e batizada de Biblioteca “Ziraldo Alves Pinto”, foi reinaugurada.

A proposta do evento era reunir, durante uma semana na escola, apresentações teatrais, contações de histórias, palestras de escritores, apresentações musicais e todo tipo de manifestação cultural e artística.

"A Semana Literária trouxe resultados excelentes à aprendizagem, autoestima e incentivo à leitura e transformou-se em um projeto anual, sendo uma semana muito esperada pelos alunos", afirmou a diretora.

Segundo Tatiana, com o decorrer dos anos, as atividades foram aprimoradas de modo que os próprios alunos fossem os protagonistas, divulgando obras literárias que gostaram, recitando poesias, apresentando peças teatrais, danças e contação de histórias.

 

Da redação

+ Fotos: