Ensino fundamental forma 768 alunos em 2018 em Valinhos

Ensino fundamental forma 768 alunos em 2018 em Valinhos

Com a chegada do final do ano letivo, a Secretaria de Educação estima que 663 alunos do 9º ano e 105 alunos do 8º termo do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) estão se formando e dando início a uma nova fase escolar no ensino médio.

A formatura do ensino fundamental marca o encerramento de uma jornada iniciada aos 6 anos de idade, no ciclo I, que se fecha no 9º ano, com o aluno já na faixa dos 14 anos. Nessa fase, deverá ter aprendido a utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos e questionar a realidade, formulando problemas e resolvendo problemas.

Para a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, professora Ana Angélica Júlio, a formatura é um rito de passagem muito importante para o jovem, pois encerra uma primeira etapa na sua vida através de uma solenidade pública e da entrega de um diploma.

“Cada uma de nossas escolas se esforça muito para organizar uma cerimônia de formatura, pois nossos professores e diretores sabem que cada um daqueles alunos que ali chegaram confiaram uma importante parte da sua vida a eles”, explica Ana Angélica.

Nas últimas semanas, várias Escolas Municipais do Ensino Básico (EMEBs) estão realizando as formaturas de seus alunos do 9º ano, como a EMEB Orestes Quércia, que, na última terça-feira (11), realizou a sua nas dependências da Fonte Santa Tereza. Para o diretor da unidade, professor Fábio Cesar Cesarini, a formatura traduz um “momento de conquista. O início de uma nova caminhada”.

Na mesma noite, a equipe da EMEB Governador André Franco Montoro realizava a formatura de seus alunos no Teatro Multiuso da Câmara Municipal, com a presença do Secretário de Educação, Zeno Ruedell.

De acordo com Ruedell, promover uma formatura de 9º ano ou dos jovens do EJA é sempre gratificante, pois a jornada educacional do aluno que compete ao município chegou ao fim e, para que isso acontecesse, um batalhão de pessoas em cada uma das unidades educacionais trabalhou e se dedicou muito.

“Fico sempre feliz e emocionado ao ver nossos jovens fechando esse importante ciclo de aprendizado. Mas é de suma importância que saibamos reconhecer o empenho de todos os nossos professores, diretores de EMEBs e equipe de funcionários. Sem um time comprometido, não colheríamos tantos bons frutos”, disse.