Dia da Mulher tem agenda cheia e série de palestras em Valinhos

Dia da Mulher tem agenda cheia e série de palestras em Valinhos

Divulagação

A Prefeitura de Valinhos, a Cãmara Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) promovem programação especial para celebrar a 12ª Semana da Mulher Valinhense, que acontece de 11 a 17 de março. O tema do evento este ano é Políticas Públicas X Direitos da Mulher.

O evento inclui uma série de debates e reflexões sobre o combate à violência doméstica e propõe iniciativas para o enfrentamento dessa prática. Também haverá atividades de saúde na Campanha de Prevenção do Câncer Ginecológico e de Mamas. Equipe da Secretaria de Saúde junto com o Conselho vai promover uma série de ações que precisam de acompanhamento médico.

O CMDM, vinculado à Secretaria de Assistência Social, tem a finalidade de formular diretrizes e propor, em todos os níveis de atuação, atividades que buscam a defesa dos direitos da mulher, a eliminação das discriminações e a plena integração na vida socioeconômica e político-cultural.


Confira a programação completa:

11/03 às 19h – Abertura solene da Semana da Mulher Valinhense e apresentação da cartilha de combate à violência Doméstica – Associação TathagataGarbha, na Câmara Municipal
12/03 às 10h – Alimentação e atividade física para mulher -  Associação TathagataGarbha e Projeto Verão, na UBS Vila Santana
12/03 às 19h – Reflexão sobre o tema “A importância da participação da mulher na definição das políticas públicas”, na Tribuna da Câmara Municipal
14/03 às 19h – Entrega da medalha Sarah Kubitschek na Câmara Municipal
15/03 às 19h – Debate sobre a violência no atendimento da saúde - Associação Tathagata Garbha, na Sala Ivan Fleury Meirelles
16/03 às 8h – Caminhada no CLT - Projeto Verão. O Conselho pede para que os participantes usem camiseta branca

Saúde

09/03 e 16/03 - Campanha de Prevenção do Câncer Ginecológico e de Mamas, no Centro de Atenção à Mulher (CAM), no prédio do Centro de Especialidades de Valinhos (CEV), localizado na Avenida dos Esportes, nº 355, Centro - Exame de mamografia, que deve ser agendado pelo telefone 0800 779 0000

09/03 e 16/03 - Coleta de Papanicolau das 8h às 12h. Informações pelos telefones (19) 3869-3880 ou 3859-2015

PROJETO VERÃO

Depois da pausa do Carnaval, o Projeto Verão Valinhos 2019 será retomado este fim de semana com uma série de atividades e também uma homenagem especial ao Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março. Haverá zumba, dança, musical, fit dance, Rolimã na Rua e participação do Instituto Embelleze oferecendo serviços de estética e beleza gratuitos, como corte de cabelo e manicure.

O Projeto Verão é iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer para estimular a prática de atividades ao livre, promovendo a saúde. A homenagem ao Dia da Mulher na sexta-feira (8) contou com a participação da vice-prefeita e secretária de Esportes, Laís Helena dos Santos Antônio Aloíse, a programação desta sexta-feira.

Na sexta-feira (8), as atividades acontecem no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio) Adoniran Barbosa com abertura oficial marcada para as 18h45. Às 19h, haverá aula aberta de zumba com a professora Mara Melo e, às 20h, com apoio da Secretaria de Cultura, será realizada apresentação de dança de alunos do Centro Cultural Vicente Musselli.

O Espaço D Centro de Artes também participa do evento com o Grupo de Dança Flamenca "Luna Blanca ", do professor e coreógrafo Beto Fonseca.  Para fechar a noite acontecerá a apresentação musical “Vozes Femininas”, com a Escola de Educação Musical Tecla'Som.

Durante o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Instituto Embelleze promove ações de beleza, como corte de cabelos, serviços de manicure e maquiagem, Também haverá distribuição de pipoca e sorteio de brindes.

Sábado e domingo

No sábado (9) e domingo (10),  o Projeto Verão 2019 prossegue com atividades no CACC, no Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva e na marginal da Avenida dos Esportes, ao lado do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini.

No sábado (9), no CACC, às 16h tem Aulão de Fit Dance – Ressaca de Carnaval. No domingo (10), às 9h30, no CLT, tem a aula de zumba com o professor Léo.
Também no domingo (10), das 9h ao meio-dia, acontece o Rolimã na Rua, na marginal da Avenida dos Esportes, ao lado do Parque Municipal.

O Projeto Verão 2019, que vai até o próximo dia 31, conta com a participação de 15 academias da cidade. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prática de ao menos 40 minutos diários de atividades físicas para ter mais saúde e qualidade de vida. As ações são divulgadas semanalmente pela Secretaria de Esportes e Lazer.

 

Da redação