DAEV finaliza rede de esgoto na região do Country Club

DAEV finaliza rede de esgoto na região do Country Club

Obras na região do Country Club (foto) já foram concluídas; moradores devem pedir a ligação com a rede coletora - Crédito da foto: DAEV
Obras na região do Country Club (foto) já foram concluídas; moradores devem pedir a ligação com a rede coletora - Crédito da foto: DAEV

Da Redação

A implantação da rede coletora de esgoto no bairro Country Clube atingiu 100% de cobertura e está finalizada. A obra abrange os loteamentos Chácaras São Bento, Residencial San Fernando e Sítios Água Comprida. Desde o início deste ano a equipe técnica do DAEV (Departamento de Águas e Esgotos) aproveitou todo o recurso financeiro do Governo Federal.
Com a conclusão da obra, todos os moradores devem solicitar a ligação da rede domiciliar à rede coletora pública. Quem não solicitar será multado. Serão beneficiados 1.093 imóveis da região com seus resíduos coletados e tratados.
A economia obtida na obra pelo DAEV gerou um saldo financeiro do contrato de aproximadamente R$ 130 mil, que possibilitou a construção do trecho de galeria pluvial no Loteamento San Fernando, que serviu de proteção para a obra da rede coletora, visto que uma grande erosão se formava no local.
“A conclusão da obra do sistema coletor de esgotos do Country Club foi uma grande vitória, pois deixou o bairro com 100% de saneamento, permitindo melhor qualidade de saúde pública à população local e de proteção ambiental e de mananciais, visto que este bairro abriga uma série de nascentes da bacia Dois Córregos/Ponte Alta”, explicou o presidente do DAEV, Pedro Inácio Medeiros.

Travessia
Foi concluída a licitação da contratação da empresa que irá executar a obra da travessia do emissário de esgoto na Rodovia Anhanguera por método não destrutivo. A empresa vencedora foi a INOVA PERFURAÇÕES LTDA e o valor contratado foi de R$ 224.231,00. 
Essa obra vai possibilitar a eliminação das fossas sépticas das empresas, diminuindo o custo de manutenção. Muitas empresas utilizam serviços de coleta de esgotos através de caminhões limpa fossa o que gera grandes despesas para elas.
Com essa obra de saneamento, a população e o meio ambiente também saem ganhando. Eliminando as fossas, não haverá mais a infiltração dos efluentes nos terrenos da região melhorando a qualidade dos mananciais e a água do Córrego Joapiranga.
Dois trechos da obra de implantação da rede de esgoto no Joapiranga serão contratados por empresas locais. A segunda etapa das redes coletoras será custeada pelas empresas locais através do programa PROSAMA – Indústrias.