Com amor, Desfile dos Cavaleiros e Muladeiros abre Festa do Figo

Com amor, Desfile dos Cavaleiros e Muladeiros abre Festa do Figo

da redação

Ainda segundo Fagnani, que é dono de uma serralheria no Centro da cidade, o desfile surgiu como uma vontade de criadores de animais de Valinhos em divulgarem seus trabalhos na Festa do Figo
Ainda segundo Fagnani, que é dono de uma serralheria no Centro da cidade, o desfile surgiu como uma vontade de criadores de animais de Valinhos em divulgarem seus trabalhos na Festa do Figo

Luiz Felipe Leite
Repórter

Acontece neste domingo, 14, o tradicional Desfile de Cavaleiros, Muladeiros e Charreteiros, evento que abre a Festa do Figo e Expogoiaba há décadas. Com itinerário definido, participantes percorrerão as principais vias de Valinhos. A concentração estámarcada para as 9h, no recinto do Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini.
A saída dos cavaleiros está prevista para as 10h. O evento contará com a presença de veterinários e ambulâncias, ambos da RedeMunicipal de Saúde, além de um efetivo de policial, para garantir a segurança.O itinerário começa com a concentração no recinto do Parque Municipal, seguirá pela Avenida Joaquim Alves Corrêa, indo até o cruzamento com a Rua Francisco Glicério (sentido Bairro
Castelo) e entra na Rua General Osório. Em seguida, a comitiva acessa a Avenida 11 de Agosto, no
sentido da Avenida Invernada, e desce pela Avenida Imigrantes. No retorno, o desfile passa pela Prefeitura, em sentido à Rodoviária. A comitiva segue pela Avenidados Esportes (sentido Praça da Bíblia) e finaliza no Parque Municipal.
O desfile será aberto por três amazonas, que carregarão as bandeiras do Brasil, Estado e do Município. O evento terá ainda o acompanhamento do trio elétrico, com a presença do prefeito, OrestesPrevitale (MDB), e da corte da rainha e as princesas. Após o retorno ao Parque Municipal, haverádistribuição de brindes aos participantes.
Mais informações sobre o Desfile de Cavaleiros, Muladeiros e Charreteiros pelo telefone (19) 9.9703-
2838 (Marcio Fagnani) ou (19) 9.9100-7872 (Catinha Capovilla).

Amor
Por amor. Isso é o que respondeu o presidente da Associação dos Muladeiros de Valinhos, Márcio Fagnani, quando questionado sobre o motivo de continuar realizando o evento, mesmo com tantas dificuldades financeiras. “Estamos em uma crise que nos privou de várias coisas, inclusive de fazermos as competições com os animais por exemplo. Mas não podemos deixar um tradição como essa morrer. Não vamos deixar”, afirmou.
Ainda segundo Fagnani, que é dono de uma serralheria no Centro da cidade, o desfile surgiu como uma vontade de criadores de animais de Valinhos em divulgarem seus trabalhos na Festa do Figo. “Há mais de trinta anos atrás nos reunimos e em uma manhã de domingo fizemos um desfile simples, com cerca de 20 animais. Isso aconteceu antes da inauguração da Festa do Figo daquele ano, que foi realizada de tarde. Hoje cresceu muito e temos diversos participantes, inclusive de outras cidades” , lembrou.