Valinhos

8ª turma do Programa Agentes Mirins de Trânsito terá 90 alunos da EMEB Jorge Bierrenbach de Castro

O 8º Programa Agentes Mirins do Trânsito, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade Urbana em parceria com algumas Pastas e órgãos, foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (25). As aulas serão ministradas por vários profissionais ligados ao trânsito a 90 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da EMEB Jorge Bierrenbach de Castro. A formatura da nova turma será no dia 30 de agosto.

O programa, que iniciou em 2011, tem por objetivo à prevenção de acidentes e incentivar o respeito às normas de trânsito e sinalizações. Na abertura, a vice-prefeita, Laís Helena, que representou o prefeito, Orestes Previtale, lembrou a importância de o programa ser desenvolvido para crianças em sala de aula. “A solução dos problemas do trânsito é investir na Educação”, defendeu, ela que também é secretária de Segurança Pública e Cidadania.

A afirmação da vice-prefeita foi confirmada pelos dados apresentados pela coordenadora do Programa Educação para o Trânsito, Márcia Helena Toyoda Crivellari. Segundo ela, por ano morrem em acidente de trânsitos 40 mil pessoas no País. O trânsito é o primeiro do ranking de mortalidade com 36% entre a faixa etária de zero a 14 anos. “Morrem 1,2 mil crianças por ano no Brasil envolvidos em ocorrências de trânsito”, especificou, lem brando que são dados de 2015.

“Ultrapassa o ensinamento de regras do trânsito. O programa propicia uma reflexão sobre nossos comportamentos, aprendendo respeito, disciplina, regras e outros”, completou o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Haddad Andrino. O discurso das autoridades presentes reforçou também a função de multiplicador que o aluno terá em grupos como a família, comunidade e outros.

O diretor da escola, Alexandre Araújo Pereira, o programa visa à cidadania e ao aprendizado futuro dos alunos. “É a primeira vez que a escola terá este programa. A expectativa é grande, mas todo ensinamento na Educação formal ou não é sempre bem-vindo”, antecipa. Para ele, o programa vai além do trânsito, ensinando respeito ao próximo e limites. A unidade tem, em média, 790 estudantes ao todo.

Programa – O programa é dividido em módulos, que serão ministrados por profissionais da Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, ambas corporações vinculadas à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, da Saúde, da Educação, da Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros, além da Mobilidade Urbana.

Haverá aulas teóricas, tais como meios de transporte, prevenção de acidentes, o trânsito e o pedestre, o ciclista, a sinalização e outras, além de prática. Após a formatura, os alunos farão blitz educativa pela cidade na Semana Nacional de Trânsito, em setembro. Ao todo, o programa é desenvolvido em três meses.

Estiveram presentes na cerimônia os secretários da Educação, professor Zeno Ruedell; de Esportes e Lazer, Roberto Paulo Ribeiro, o Big, também responsável pelo cerimonial do evento; o diretor da Defesa Civil, Israel Andreoli, o presidente da Junta Administrativa de Recursos de. Infrações (Jari), Fernando Rodrigues, além da vice-prefeita, o secretário de Mobilidade Urbana e a coordenadora do programa; assim como o vereador Kiko Beloni, que esteve representando a Câmara.

COMPARTILHE NAS REDES