Tarde fotográfica marca mês da Consciência Negra no CEI Vila Rica

Tarde fotográfica marca mês da Consciência Negra no CEI Vila Rica

assessoria de imprensa da prefeitura de campinas

Alunos do Centro Infantil Recanto Vila Rica participaram de uma tarde fotográfica e uma oficina de turbantes e amarrações no cabelo na sexta-feira, dia 10. O evento foi realizado com o objetivo de registrar a pluralidade das belezas dos alunos e ressignificá-las por meio do uso dos adereços e marca as comemorações do mês da Consciência Negra na escola. Além disso, a atividade compõe uma série de ações voltadas para crianças de 3 a 6 anos que já são realizadas pela unidade escolar para legitimar a identidade, ressaltar os diferentes tons de pele e os diversos modos de usar o cabelo.

A ação no CEI Recanto Infantil Vila Rica foi realizada em parceria com o Centro de Referência (CR) em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Discriminação Religiosa. No mês de novembro, segundo a coordenadora do serviço, Jacqueline Damázio, muitas escolas têm procurado o CR para desenvolver atividades com seus alunos, porém, é “imprescindível a realização de um trabalho contínuo durante o ano letivo porque o racismo e a discriminação estão presentes no cotidiano”.

Jacqueline destaca que a Lei Federal 10.639/03 é responsável pelo ensino da história do negro no Brasil e consequentemente da contribuição da cultura africana na formação do povo brasileiro. “Em tempos de repercussão de manifestações racistas a efetividade da implementação da lei, que infelizmente está ausente dos projetos político-pedagógicos das unidades escolares, se faz necessária”.