Parceria da Educação com a Justiça do Trabalho conclui programa com a EJA

Parceria da Educação com a Justiça do Trabalho conclui programa com a EJA

assessoria de imprensa da prefeitura de campinas

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou cerimônia que marcou a chamada culminância do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania”, desenvolvido com alunos da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal.

O evento aconteceu no dia 29 de novembro, na unidade do Bonfim do Sesc Campinas, e contou com a presença de 800 pessoas, entre estudantes, professores, gestores, representantes da Secretaria Municipal de Educação e membros da Amatra. Mais de 3,2 mil alunos de 27 escolas municipais, além dos estudantes das unidades da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), participaram do programa durante o ano letivo.

Na mesa de abertura da cerimônia, Solange Villon Kohn Pelicer, Secretária de Educação de Campinas, parabenizou os professores e os alunos pela adesão ao Programa, ressaltando os concursos culturais desenvolvidos em parceria com a Amatra XV. Também compuseram a mesa Manoel Carlos Toledo Filho, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-15); Patrícia Maeda, vice-presidente da Amatra XV; Sanae Murayama Saito, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região (SindiVarejista) e Maria Stela Guimaraes De Martin, procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Campinas.

A culminância contou com a apresentação dos trabalhos artísticos dos alunos da rede municipal, que receberam noções básicas de Direito. Neste ano, concursos de redação, fotografia e poesia premiaram cinco alunos em cada uma das três categorias. O tema abordado nos trabalhos foi “Direitos Coletivos”.

Encerrando o evento, o palhaço Jerônimo, da companhia Circo Caramba, interagiu com o público, apresentando diversos números do seu show cômico, incluindo música, malabarismo e equilibrismo.

Trabalho, Justiça e Cidadania

No início de 2017, foi oferecida uma formação sobre o Programa com a presença dos professores e equipes gestoras das escolas. Ao longo do ano, juízes realizaram palestras nas unidades educacionais, seguindo temas propostos pela comunidade escolar da região de cada escola.

O Programa Trabalha, Justiça e Cidadania da Amatra da 15ª Região junto às escolas que têm a Educação de Jovens e Adultos (EJA) acontece desde 2010. As iniciativas visam difundir noções básicas de Direito do Trabalho, Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Ética e Cidadania, Empreendedorismo e Previdência Social, trabalhando com o público os meios para exercê-los.

Além do trabalhoda ação junto aos alunos, o Programa oferece noções sobre o Poder Judiciário, a estrutura e o funcionamento da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, sobre os serviços de assistência judiciária gratuita e sobre a organização sindical.