Itatiba recebe oficialmente certificado de MIT

Itatiba recebe oficialmente certificado de MIT

Itatiba agora é, oficialmente, Município de Interesse Turístico (MIT). A assinatura do certificado aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, na última quinta-feira (28), com a presença do governador do estado de São Paulo, Márcio França, do Secretário Estadual de Turismo, Junior Aprillanti, do prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira e outros prefeitos da região.

O evento marcou a última etapa de concessão do título para o município, que agora apresentará projetos para o recebimento de recursos que estimulem o turismo. "Com esse título, cerca de 600 mil reais anuais serão aplicados em áreas que estimulem o turismo em nossa cidade, como o Parque da Juventude, totens informativos e guias, que vão orientar o turista sobre tudo o que Itatiba tem a oferecer, desde a hotelaria, gastronomia, comércio, turismo rural e outras atrações", comentou o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira. "Temos todo o potencial para avançar e nos tornarmos até Estância Turística. O primeiro passo já foi dado", completou.

O caminho para a certificação como MIT passou por diversas etapas, que começou com a elaboração de um Plano Diretor de Turismo. "Avançamos mais uma etapa em relação ao turismo de nossa cidade. Desde o início do mandato tínhamos uma grande tarefa pela frente, desenvolver uma trabalho técnico e elaborar um plano diretor de turismo até então inexistente em nossa cidade. Nosso tempo era muito curto e, ainda assim, conseguimos concluir a documentação e tivemos a aprovação. Destaco o trabalho dos servidores de Cultura e Turismo e dos membros do Comtur [Conselho Municipal de Turismo] para que chegássemos no dia de hoje", lembrou o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi.

O documento foi apesentado em audiência pública, recebendo sugestões de aprimoramento, antes de ser enviado para apreciação dos vereadores na Câmara Municipal. Uma vez aprovado, o Plano Diretor e uma extensa documentação foram encaminhados para departamentos técnicos da Secretaria Estadual de Turismo, onde foram revisados e aprovados. "Itatiba apresenta grande potencial para o Turismo. O título de MIT nos auxiliará a impulsionar ainda mais a atividade turística, que é bastante importante para o desenvolvimento econômico e empregabilidade. Devemos ressaltar o trabalho do ComTur e também de diversos parceiros que, durante esse longo processo, foram essenciais para essa conquista", comentou Heliose Pigatto, servidora diretamente envolvida em todo o processo.

Para ser MIT, o município precisa ter potencial turístico, um Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, Plano Diretor de Turismo e expressivos atrativos turísticos.

A tramitação para classificação de um MIT tem duas etapas: uma parlamentar, realizada pela Assembleia Legislativa, que analisa a documentação originalmente apresentada pela localidade, e outra, pela secretaria estadual de Turismo, que faz a verificação técnica do processo.

 

Da Redação