Encontro da Juventude e eleição para Conselho Municipal ocorrem nesta 4ª

Encontro da Juventude e eleição para Conselho Municipal ocorrem nesta 4ª

assessoria de imprensa da prefeitura de campinas

O Encontro Municipal da Juventude será realizado nesta quarta-feira, dia 15, na Faculdade DeVry Metrocamp, situada na Rua Dr. Sales de Oliveira, nº 1661 – Vila Industrial, a partir das 11h30. A entrada é franca. Durante o evento também estará aberta a votação para o Conselho Municipal da Juventude (mandato 2017-2019). Serão eleitos 24 representantes da sociedade civil, sendo 12 titulares e 12 suplentes, um para cada segmento.

Com o objetivo de abordar propostas de políticas públicas para a juventude, o Encontro Municipal terá debates e discussões em grupos de trabalho. A organização do evento está a cargo da atual gestão do Conselho Municipal e da Coordenadoria de Políticas para a Juventude.

De acordo com a secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, a ampliação da participação da juventude neste processo de eleição é uma forma de legitimar o jovem como protagonista das políticas públicas. “Este encontro, e o processo de escolha dos novos conselheiros, ocorre na perspectiva de que o lugar de fala do jovem seja reconhecido e que os próximos membros não somente sejam jovens atuantes, mas representativos de seu segmento”.

Segundo o coordenador de Políticas para a Juventude, Felipe Gonçalves, o encontro propicia um espaço de diálogo e construção de políticas entre o poder público e a sociedade. “A participação dos jovens na eleição também é importante para que possam cobrar e acompanhar a atuação dos futuros conselheiros. Como representantes da juventude, eles têm a função de realizar a interlocução com o poder público, dialogando com todos os órgãos da administração pública municipal”.

Conselho

Para votar na eleição do Conselho Municipal da Juventude é preciso ter 15 anos ou mais e levar um documento de identidade com foto, título de eleitor em Campinas ou comprovante de residência no município. A lista de candidatos pode ser consultada no Diário Oficial (http://www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/), publicado em 10 de novembro de 2017, na página 14.

O Conselho Municipal da Juventude é um órgão permanente e vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania. Suas atribuições incluem, entre outras, o acompanhamento e fiscalização da gestão local das políticas públicas voltadas às pessoas entre 15 a 29 anos e o apoio à articulação com outros órgãos da administração pública e com a sociedade civil.

Os 24 representantes da sociedade civil fazem parte de movimentos sociais e populares ou são pessoas jurídicas com fins não econômicos nos seguintes setores: cultura e arte; pessoa com deficiência; educação e medidas socioeducativas; esporte e lazer; jovem aprendiz e empreendedorismo; relações étnico raciais; saúde/meio ambiente; mobilidade urbana; diversidade religiosa; gênero e diversidade sexual; Movimento Estudantil Secundarista (MES); e Movimento Estudantil Universitário (MEU). Além destes, há mais 24 membros do poder público municipal, totalizando 48 conselheiros.