Americana: Idosos recebem orientações sobre saúde dos olhos

Americana: Idosos recebem orientações sobre saúde dos olhos

Cerca de 60 idosos participaram na tarde desta quarta-feira (24) da palestra sobre "Saúde Ocular", no Centro de Integração e Valorização do Idoso (Civi). A atividade foi realizada por meio do projeto Roda de Conversa 60+, promovido pelo Conselho Municipal do Idoso (Comid). O optometrista Alexandre Maurício Kresner falou da importância sobre os cuidados que os idosos devem ter com os olhos e prevenção de doenças.

Os participantes também puderam fazer testes de acuidade visual para verificação do grau dos óculos e tiveram orientações para a higienização dos óculos. O evento contou com o apoio da Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano, Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical e subsede Americana, Ótica Exótica, Fundo Social de Solidariedade, Pastoral da Pessoa Idosa, entre outros apoiadores.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maine Najar, destacou a importância do tema da palestra para a orientação dos idosos e as parcerias firmadas. "Este mês em que se comemorou o Dia do Idoso, dentro do projeto Roda de Conversa, tratamos sobre a Saúde Ocular e doenças, como hipertensão e diabetes, por exemplo, com dicas de prevenção para que todos possam receber orientações e se cuidar melhor. Agradecemos ao Alexandre Kresner, proprietário da Exótica, e também aos parceiros como o Comid, Saúde, Pastoral, Sindicato, entre outras secretarias e empresas, que sempre participam e apoiam projetos em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade", disse Maine.

Pedro Pereira, 72 anos, morador do Frezzarim, participou da palestra e aproveitou para tirar dúvidas. "Já operei da catarata e quero saber mais sobre os cuidados que devo ter com os olhos", disse.

O senhor José Wiliam Gomes, 86 anos, do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo, também esteve presente e fez o teste de acuidade visual para avaliação da visão.

O optometrista Alexandre explanou sobre as patologias mais comuns que acometem os idosos, como entrópio, ectrópio, ptose e lago oftalmo, além da catarata, glaucoma, toxoplasmose e retinopatia. "A catarata, por exemplo, é a maior causa de cegueira no mundo. Com um procedimento de poucos minutos resolve-se o problema, é muito simples a cirurgia e a recuperação, devolvendo a visão ao paciente", explicou.

O projeto Roda de Conversa 60+, voltado para a população idosa, é realizado uma vez ao mês no CIVI, com palestras abordando temas sobre saúde, educação, esportes, direitos dos idosos, entre outros. O objetivo é promover a cidadania e o protagonismo na Melhor Idade.

 

Da redação