Concerto da Jazz Sinfônica reúne temas de Natal no São Cristóvão

Concerto da Jazz Sinfônica reúne temas de Natal no São Cristóvão

Prefeitura de Valinhos

Um Natal que chegou pelas mãos dos europeus e foi se adaptando ao calor dos trópicos. Esse é o fio condutor do concerto de natal da Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos desse ano, o último da temporada de estreia da corporação.
Abre a apresentação o "Salmo de Ano Novo", do romântico alemão Felix Mendelsohn para dois coros de metais, explorando as possibilidades acústicas em estéreo da Igreja de São Cristovão.
A "Missa Pastoril pra Noite de Natal", de José Mauricio Nunes Garcia , nosso maior compositor do período colonial, inaugura a parceria da orquestra com o Coro Municipal (dirigido por Ednei Souza) e com o Coral Da Boca pra Fora, de Campinas (dirigido por Marcelo Santos), contando tambem com os solistas vocais Luciana Vieira (soprano), Lisanne Grigolon (mezzo soprano), os tenores Marcus Loureiro e Edmilson Cunha, além de Xavier Silva (barítono).
Em seguida, a brasilidade começa a se mostrar com "Sopro Natalino", uma suíte para sopros de Marcelo Santos que mescla temas natalinos europeus e pastoris nordestinos. Segue  a belissima canção de Juninho Musseli (pianista e compositor valinhense) "Xote de Natal", uma amostra da sofisticada simplicidade da cultura do nosso país.
Trazendo uma sonoridade mais particular, a orquestra toca na sequência um "Medley de Natal", dedicado à Jazz Sinfônica pelo multi instrumentista, compositor e arranjador Felipe Coelho, trombonista da orquestra.
Fechando com tradição e modernidade, um arranjo jazístico de Albano Sales pra "Noite Feliz", de F.Gruber.

Concerto de Natal da Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos

Data: 21 de dezembro de 2018
Horário: 20h
Local: Paroquia São Cristóvão
Endereço: Rua Sumaré, 50, Vila São Cristovão

 

Da redação