Entrevista Pastor Rui Mendes Farias

Entrevista Pastor Rui Mendes Farias

Luiz Felipe Leite

Céu Estrelado - Pastos Verdejantes. Esse é o título do livro onde um dos líderes religiosos mais conhecidos de Valinhos e região conta um pouco de sua vida e compartilha ensinamentos aprendidos ao longo da jornada. Trata-se do Pastor Rui Mendes Faria, fundador e responsável pela Comunidade Evangélica Cristo Vive, que há mais de 40 anos dedica à vida espiritual. Em entrevista exclusiva à Folha de Valinhos, ele falou sobre trechos do livro (escrito e finalizado com a colaboração de Daina Rissetti, Silvia Helena Ribeiro Flores e Mikael Rissetti, cujo lançamento será no próximo dia 8 de abril, na sede da igreja, no Jardim Pinheiros), que abordam partes da vida dele (desde a infância humilde no Rio de Janeiro, onde nasceu, até a conversão e o início da vida como pastor), a importância do estudo e como os ministros religiosos e demais pessoas podem impedir de se perderem no mundo atual.
Folha de Valinhos: Como surgiu a ideia do livro? Qual a origem do título?
pastor rui mendes faria: Pastor Rui Mendes Faria: Há muito tempo que tinha essa ideia na cabeça, de passar minha experiência neste mundo para as gerações futuras. Mas sou pregador, não sou escritor. Tive ajuda da Daina para isso. Ela me escutou e me ajudou a colocar no papel meus pensamentos. Quis fazer de uma maneira que se dirigisse a todos do meu público, que são os fieis da igreja. Por isso fizemos uma obra curta (104 páginas), com a ideia de fazermos mais dois livros depois, com uma linguagem simples e clara. Faremos uma série. Sobre o título, ele é uma junção das palavras de Deus para Abraão, sobre as estrelas do céu. “Então o levou fora e disse: Olha agora para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. E creu nele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça”, Gênesis 15:5-6. A outra parte do título é o Salmo 23, que diz que o Senhor é o nosso pastor e nos faz deitar em pastos verdejantes.

A construção do livro demorou quanto tempo? Como foi feito o trabalho?
Começamos a escrever o livro entre novembro para dezembro do ano passado. Terminamos pouco depois do Natal. Pode parece rápido demais, mas fizemos um trabalho em conjunto e algumas vezes até tarde da noite. Sou um crítico de mim mesmo. Jamais faria um livro apenas por capricho. Foi algo muito bem feito com a assistência dessas pessoas maravilhosas (risos).
 
A obra fala de trechos da vida do senhor, pastor, com experiências de sua vida. Mas qual é o principal objetivo do livro?
Precisamos ter bons exemplos. Precisamos dar bons exemplos. Com esse livro espero, por meio da minha história de vida, incentivar outros pastores e fiéis a sempre perseguirem seus sonhos, assim como até hoje persigo os meus e em meio às circunstâncias nunca desistir da caminhada com Deus. Vejo que escrever uma obra literária contribui para marcar o legado de qualquer homem e espero que este marque o meu.

Pastor, o senhor teve uma vida difícil, com muitos desafios. Sem querer estragar a leitura, mas poderia nos adiantar alguma coisa do livro?
Na minha juventude quando perdemos tudo, fomos acolhidos por minha tia no bairro de Bangu no Rio de Janeiro e ela era dona de um centro espírita, essa experiência está dentro do livro, quem quiser saber mais precisa ler (risos). 
 
Atualmente o Brasil passa por um momento complicado na vida política, com muitos casos de corrupção. E ela envolve, em alguns casos, líderes religiosos. O que o senhor acha sobre isso?
O que estraga o homem, seja ele alguém leigo ou com estudo, é a ambição. Quanto mais o homem tem, mais ele quer. E infelizmente muitos transformam a palavra de Deus em poupança financeira. Isso é um erro. Mais do que um erro, vai contra as leis divinas.
 
Acha que é possível isso ser revertido?
Sim. Em primeiro lugar tendo uma conscientização dos líderes religiosos e valorizando a educação. Lembrando que tudo o que tem acontecido neste mundo é porque os homens que tem o poder nas mãos viram as costas para Deus. A bíblia sagrada diz que feliz é a nação cujo Deus é o Senhor (Salmo 33:12).

Quais são os males do mundo?
O pecado, mas principalmente quando diz respeito à fama, o dinheiro, o poder, adultério, prostituição em geral e vícios. Vejo que o homem hoje tem olhado só para si, podemos observar isso no que ocorre no cenário mundial, com guerras que fazem com que pessoas inocentes se tornem vítimas e abandonadas no mundo, isso é muito triste.
 
O senhor gostaria de deixar uma mensagem aos leitores sobre o livro?
Para encerrar agradeço a Deus e a todos aqueles que acreditaram nesse projeto, do começo ao fim. Quero incentivar a leitura deste livro e se possível me darem um feedback.

RAIO-X

Nascimento: Rio de Janeiro
Nome: Rui Mendes Faria
Idade: 62 anos
Canal Youtube: www.youtube.com/prruimendesfaria

 

Luiz Felipe Leite
Repórter