Fanzine

Entrevista Iara e Eduardo Xavier

Viajar é um dos prazeres da vida. Cultura, comportamentos regionais, sotaques, culinária. Tudo isso está embutido no verbo. E quando você deixa a vida profissional estável e sai pelo país para encontrar histórias de pessoas que com pequenos gestos mudam a realidade de uma cidade ou comunidade?
Foi isso que fez o casal Iara e Eduardo Xavier. Cansados de ver notícias ruins, ele foram em busca de bons exemplos e lançaram o “Caçadores de bons exemplos”, que depois se tornou um livro contando a histórias de pessoas que tentam fazer a diferença.
Na segunda-feira, 13, eles estarão em Valinhos concedendo palestra como parte da programação do projeto Apaixonado por Saúde. Eles conversaram com exclusividade com a Folha de Valinhos.

Folha de Valinhos: Como começou a ideia de viajar pelo país em busca de bons exemplos?
iara e eduardo xavier: Somos um casal brasileiro que cansou de ouvir notícias ruins e resolvemos tomar uma atitude. Sem patrocínio, nenhum vínculo religioso ou político, vendemos tudo o que tínhamos e saímos em uma viagem pelo mundo em busca de bons exemplos.  Pessoas que fazem a diferença na comunidade que vivem, executando algum projeto social.

O que vocês observaram nas viagens?
Nos deparamos com uma força muito maior do que poderíamos ter antecipado: aquela que nasce no coração de pessoas verdadeiramente apaixonadas por fazer o bem e que nos faz enxergar um mundo que dá certo. Que o Brasil está cheio de problemas, mas tem a solução para todos eles. E existem muitas pessoas construindo um mundo melhor.

O livro reúne quantas histórias?
Nunca contamos (risos). São 1.150 projetos catalogados em nosso site, não conseguiríamos colocar todos em um livro, senão seria uma enciclopédia. No livro, consta a maioria das curiosidades das pessoas: como tudo começou, o porquê fizemos isso, quais os nossos objetivos, quem são os bons exemplos, alguns trabalhos que mais nos emocionaram e sobre o nosso futuro.

Qual foi o bom exemplos mais criativo que vocês presenciaram?
Todos são criativos. Tanto na ação para resolver o problema quanto na forma de sustentar financeiramente o projeto.

Qual será o objetivo da presença de vocês em Valinhos?
Inspirar as pessoas a serem a mudança que queremos ver no mundo.

Qual a mensagem que vocês pretendem passar para quem acompanhar a palestra?
Pare de falar dos problemas e vamos falar de soluções.

RAIO-X

Nascimento: Divinópolis-MG
Nome: Iara Gracielli Xavier Silhetes
Idade: 36 anos
Profissão: Caçadora de bons exemplos

RAIO-X

Nascimento: Juiz de Fora-MG
Nome: Eduardo Silhetes Ferreira Xavier
Idade: 48 anos
Profissão: Caçadora de bons exemplos

COMPARTILHE NAS REDES