Valinhos inicia aulas de rugby em campo no Boa Esperança

Valinhos inicia aulas de rugby em campo no Boa Esperança

Prefeitura de Valinhos

A nova modalidade oferecida pela Prefeitura, a escolinha de rugby, estreou nesta quarta-feira (15), no campo da Boa Esperança, atraindo jovens com idade a partir de 6 anos. Em parceria com a Prefeitura de Valinhos, as aulas da nova modalidade acontecem sempre às quartas-feiras, a partir das 16 horas. Para participar, basta se inscrever hora.

Em parceria com a Federação Paulista de Rugby (FPR) e o Cougars Rugby Club, de Vinhedo, o objetivo do esporte é ensinar disciplina, concentração, respeito ao próximo e inclusão social. As aulas terão duração de uma hora e meia, sob o comando do professor Pedro Raposo, que é voluntário.

Segundo ele, para a prática desse esporte só é preciso um campo, uma bola e boa vontade. “O rugby favorece à formação física, a tomada de decisão e a inclusão social”, enumerou.

A apresentação da nova modalidade aconteceu no Festival de Rugby, ocorrido na última quarta-feira (10), no campo do Jupa, com a presença de alunos das escolas da rede pública municipal.  “É uma novidade na cidade. É mais um esporte que agrega à Secretaria de Esportes e Lazer”, disse a secretária em exercício, Laís Helena, também vice-prefeita.

Regras

O rugby é um esporte coletivo que surgiu numa escola na cidade de Rugby (Inglaterra) no ano de 1823.  Ele é disputado por duas equipes, em que os jogadores conduzem uma bola oval com as mãos, podendo também utilizar os pés para chutes e lançamentos.

A equipe deve avançar no campo para marcar pontos. Os jogadores podem passar a bola, desde que seja para um companheiro que esteja atrás dele. Os jogos de Rugby duram 14 minutos, divididos em dois tempos de sete minutos. A final tem a duração de 20 minutos, com dois tempos de 10 minutos.

A versão original e mais tradicional é disputada por duas equipes de quinze jogadores, já a olímpica é disputada por duas equipes de sete jogadores.

 

Da redação

+ Fotos: