Projeto Presença reúne instituições parceiras em Valinhos

Projeto Presença reúne instituições parceiras em Valinhos

Da Redação

Iniciativa voluntária cria e distribui bonecos de pano em espaços públicos para valorizar a infância
Iniciativa voluntária cria e distribui bonecos de pano em espaços públicos para valorizar a infância

Da Redação

O Projeto Presença, realizado há seis anos no Brasil e presente em 19 países ao redor do Mundo, Idealizado pela ONG RedSolare Brasil, já recebe pedidos de novos parceiros para a edição deste ano. Em Valinhos não poderia ser diferente. Já existem diversas instituições particulares na cidade que aderiram à campanha de 2017.

O Projeto Presença é uma iniciativa voluntária que, através da criação e distribuição de bonecos de pano nos espaços públicos, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade pela segurança para a infância e uma cultura própria desta fase da vida, que valorize a brincadeira, a criatividade e o lúdico, sem excesso de consumo.

Segundo a artista Kriss Barbarini, coordenadora nacional do Projeto Presença, é a segunda vez consecutiva que a atividade também é realizada em Valinhos. Ela tem a parceria da psicopedagoga Débora Dantas na coordenação da cidade. “A ideia é dar voz as crianças, valorizar a cultura da infância e, ao mesmo tempo, utilizar espaços públicos. Com isso é possível evitarmos a violência. A violência não acontece quando a sociedade ocupa os espaços públicos com frequência para aproveitar o convívio com sua comunidade", afirmou.

O programa funciona quando as instituições parceiras reúnem famílias interessadas em participarem do Projeto Presença. Cada família fica responsável por montar um boneco de pano, com base nos desenhos de crianças da comunidade. Em seguida os bonecos são distribuídos em espaços públicos de grande circulação de pessoas.

Ainda de acordo com Kriss, os bonecos produzidos este ano em Valinhos serão colocados no próximo dia 15 de novembro, no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio Adoniran Barbosa). “Ano passado fizemos em uma praça no Jardim América, quando reunimos 400 bonecos. Esperamos uma participação ainda maior este ano, o projeto é de todos para todos”, disse.

Mais esclarecimentos poderão ser obtidos com Kriss e Débora – fone: 997777560, e-mail: krissbarbarini@gmail.com ou Debora – cel: 997143296.