Entretenimento

Projeto Espaço Mirim de Trânsito espera este ano participação de 2,8 mil alunos

O projeto Espaço Mirim de Trânsito, desenvolvido pela Secretaria de Transportes e Trânsito, contará este ano com a participação de 2,8 mil alunos da rede municipal de educação infantil até o 1º ano do ensino fundamental. O projeto, realizado numa minicidade construída no pavilhão de exposição do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, visa ao exercício da mobilidade e da cidadania e a discussão sobre as noções de segurança no trânsito como pedestre e ciclista.

As atividades iniciaram no dia 2 de abril. O projeto teve início com alunos da EMEB Penho Conte e será desenvolvido até 31 de novembro, sempre às segundas, terças e sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. “As crianças precisam de cuidados especiais e nós, adultos, somos responsáveis por isso. Dessa forma, esse projeto é um instrumento que visa buscar soluções e ajudar a tornar a caminhada contra a violência mais curta, informa a coordenadora do Programa de Educação para o Trânsito, Márcia Helena Toyoda Crivellari.

O projeto, que conta ainda com a presença dos fiscais de trânsito, José Antonio Bombeiro e Izaias Rezende, é desenvolvido em um espaço lúdico, com atividades diversificadas, proporcionando às crianças, acesso a informações aplicadas no dia a dia.

“Apresentamos o circuito, informamos o significado das placas de sinalização, a faixa de pedestre e semáforo. Depois, cada criança desenvolve a atividade como ciclista, observando as regras de trânsito, assistem a vídeos educativos”, explica, lembrando que cada uma delas ganha como brinde o gibi Turma da Mônica – Dicas de Segurança para viajar tranquilo, uma cortesia da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Infraestrutura – O transporte para a locomoção dos estudantes até o Parque Municipal é fornecido gratuitamente pela Secretaria da Educação. Já no local das atividades é dado um lanche patrocinado pela ACIV (Associação Comercial e Industrial de Valinhos). O projeto Espaço Mirim já recebeu cerca de 6 mil alunos em suas edições anteriores.

COMPARTILHE NAS REDES