Conferência de Cultura de Valinhos será realizada em março

Conferência de Cultura de Valinhos será realizada em março

A Secretaria de Cultura de Valinhos irá realizar em março de 2019 a 3ª Conferência Municipal de Cultura. A convocação da conferência será feita através de decreto do prefeito Orestes Previtale, que será publicado na próxima semana na Imprensa Oficial. A Conferência será a base para a formulação do Plano Municipal de Cultura, instrumento de gestão que estabelecerá estratégias, metas e ações de curto, médio e longo prazo no campo da Cultura.

Segundo o Secretário de Cultura, Rodrigo de Paula Riberio, o Big, a convocação da Conferência é um passo importante que o município dá no campo da cultura. “A conferência é uma importante instância de diálogo com a comunidade, mais especificamente com nossa classe de artistas, produtores culturais, professores, monitores e os mais de 3 mil frequentadores do Centro Cultural”, disse Big.

Segundo ele, o Plano Municipal de Cultura é um de seus principais objetivos frente à pasta. “Através da Conferência, queremos chamar a população a participar da construção desse documento que norteará a vida cultural do município pelos próximos dez anos”, explicou.

O prefeito Orestes acredita que a cultura do município vai ganhar muito com a realização da conferência, pois o diálogo é fundamnetal num campo onde a criatividade é a mola propulsora. “Foi por esse motivo e também por estar acompanhando a programação do nosso Festival de Artes que chamei o Big e pedi que colocássemos em andamento a realização da Conferência”, afirmou o prefeito.

Para o prefeito, a realização dos eventos culturais produzidos pelos alunos e professores do Centro Cultural Vicente Musselli com toda a infraestrutura oferecida pela Secretaria de Cultura é demonstração da qualidade e da riqueza cultural de Valinhos.

“Hoje fala-se tanto em economia criativa, temos em nossa cidade uma importante cadeia produtiva, não apenas nos eventos do Centro Cultural, mas também das nossas academias que também promovem seus festivais com uma grande riqueza profissional e de talentos. Tudo isso é fruto de uma produção cultural diversa”, afirmou o prefeito.

A 3ª Conferência será precedida de pré-conferências que serão realizadas nas escolas municipais.  Para isso, serão mantidos entendimentos com a Secretaria de Educação para que professores e alunos sejam sensibilizados e estimulados a participar e contribuir.

“Esse será um novo momento para a cultura, por isso queremos convidar todos os interessados à participar de forma presencial, mas também queremos usar a tecnologia a nosso favor neste processo”, disse Big. De acordo com o decreto de convocação, a Conferência terá como eixos temáticos Cultura e desenvolvimento; Institucionalização das Políticas Culturais e da Participação Social; Infraestrutura Cultural e do Espaço Urbano; Patrimônio e da Memória; Formação e Difusão Cultural e Fomento e da Economia da Cultura.

 

Da redação